A próxima temporada de aulas da Escola Gerador começa já em junho com sete ofícios da cultura portuguesa dedicados à gestão cultural mas também a dimensões artísticas como a ilustração ou a fotografia. As inscrições terminam no dia 28 de maio, uma quinta-feira.

As aulas da Escola Gerador decorrem sempre online por vídeo conferência, em tempo real, e ficam ainda gravadas para posterior consulta dos alunos. Por isso mesmo, independentemente do local onde vives, podes aprender com os nossos Profes, profissionais apaixonados pelo que fazem e que têm uma mensagem para passar ao mundo.

Fica a conhecer já aqui em baixo os ofícios com inscrições abertas para a temporada de junho.

Clica no título de cada um para descobrires mais informação sobre o calendário das aulas e os temas abordados ao longo das dez aulas.

Fundos Europeus para as Artes e Cultura: da ideia ao projeto

Descobre como e onde detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. O Prof. Francisco Cipriano, responsável por este ofício, tem um percurso profissional ligado à gestão dos fundos comunitários e projetos de cooperação internacional na Administração Pública Portuguesa, na Comissão Europeia e atualmente na Fundação Calouste Gulbenkian.

Este ofício começa dia 3 de junho e as aulas decorrem sempre à quarta-feira.

Português na Ponta da Língua

Aperfeiçoa as tuas competências linguísticas e comunicativas para ultrapassares bloqueios e inseguranças. A Prof. deste ofício é a lexicógrafa Ana Salgado que começou o seu percurso na Porto Editora e que hoje é gestora do Pórtico da Língua Portuguesa. Colabora ainda com várias editoras nacionais.

As aulas deste ofício começam dia 2 de junho e decorrem sempre à terça-feira.

Criatividade na Gestão

Aprende a gerir as diferentes dimensões de uma entidade, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com um toque de criatividade. Tiago Sigorelho, ex-diretor de Estratégia de Marca na PT, além de Presidente e responsável pela gestão da Associação Cultural Gerador é também o Prof. deste ofício.

As aulas têm início marcado para dia 24 de junho e decorrem sempre à quarta-feira.

Manual Prático de Ilustração

Descobre as bases e técnicas necessárias para elaborares um projeto editorial de ilustração próprio, sob a orientação do ilustrador Hugo Henriques. Formado em Design Multimédia, tem trabalhado sobretudo como designer gráfico mas é na ilustração que se encontra mais facilmente. É hoje um dos designers responsáveis pela Revista Gerador.

Este ofício começa no dia 2 de junho e as aulas decorrem sempre à terça-feira.

Planeamento na Produção de Eventos Culturais

Põe em prática os passos e instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas. O responsável por estas aulas é o Prof. Miguel Bica, um dos fundadores do Gerador, atual diretor de produção e vice-presidente. Colaborou anteriormente em festivais de cinema e foi gestor do projeto PTBluestation. 

As aulas começam dia 22 de junho e decorrem sempre à segunda-feira.

Sensibilidade na Fotografia

Assegura as bases fundamentais da fotografia e encontra a tua marca individual nos diferentes trabalhos fotográficos. Estas aulas são orientadas pela Estelle Valente, fotógrafa que decidiu trocar Paris pelo sol de Lisboa. Em 2012 começou a fotografar a fadista Gisela João, que ainda hoje acompanha e, em 2015, iniciou uma colaboração com o Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, onde fotografa ensaios, espetáculos e campanhas de comunicação.

Este ofício arranca no dia 1 de junho e as aulas acontecem sempre à segunda-feira.

Escrita Criativa: Sonho e Utopia

Descobre os princípios básicos da criação artística e aprende técnicas para melhorar a escrita e encontrar inspiração. O Prof. Luís Filipe Soares, mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciado em Teatro, Ramo de Dramaturgia, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, é professor de Escrita Criativa há 12 anos.

Este ofício tem início marcado para dia 4 de junho e as aulas acontecem sempre à quinta-feira.

Como está estruturada a Escola Gerador?

À frente de cada ofício estão profissionais da área, que é como quem diz Profs, que trazem um modelo muito prático de ensino, com exercícios, discussões e auto-crítica, tudo num cozinhado de 10 aulas de 2,5 horas cada, a partir das 19h30.

Onde é a Escola Gerador?

Online, em tua casa, na sala, no quarto, onde quiseres :-) Desde março deste ano que todos podem frequentar a Escola Gerador, independentemente de onde moram. Descobre mais sobre a Escola Gerador aqui.

Como é feita a inscrição e pagamento?

Para te inscreveres na Escola Gerador basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do ofício em que te queres inscrever.


escola_gerador_temporada_online_junho