fbpx

setembro, 2020

02set19:0020:30Destaque Conversas Centrais | Museus e os desafios do novo ano lectivoUma conversa com Inês Bettencourt, Liliana Pina e Marta Lourenço

Quando

2 setembro quarta-feira 19:00 - 2 setembro quarta-feira 20:30

Detalhe do evento

No dia 2 debatemos a adaptação dos museus ao novo ano lectivo e os desafios que terão pela frente neste novo começo. Para esta conversa contamos com as convidadas Inês Bettencourt, fundadora da Mapa das Ideias, Liliana Pina, coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro, e ainda Marta Lourenço, diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Mais

Oradores deste evento

  • Inês Bettencourt da Câmara

    Inês Bettencourt da Câmara

    Fundadora da Mapa das Ideias

    A Inês fundou a Mapa das Ideias, com a Ana Fernambuco e a Daniela Araújo, em novembro de 1999. A sua atividade na empresa concentra-se na sobreposição de diferentes setores, como a Educação, Mediação, Marketing e Gestão nas áreas da Cultura, Património e Cidadania. Possui um currículo enquanto oradora e formadora, tanto em ambientes académicos como não académicos. Na Mapa, coordenou o projeto de transferência de inovação e conhecimento “Museum Mediators Europe”, entre 2012 e 2014. É também membro do ICOM (Comité Internacional de Profissionais de Museus), SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Comunicações), APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e ESA (Associação Europeia de Sociologia).

    Fundadora da Mapa das Ideias

  • Liliana Pina

    Liliana Pina

    Coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro

    A educação em museus constitui, desde 2004, um dos principais desafios da atividade profissional de Liliana Pina, notadamente no estudo de acervos e colecções, concepção, planeamento e coordenação de programas educativos para públicos variados e criação de programas de longa duração com diferentes entidades. Desde 2017, enquanto coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro, tem desenvolvido programas de mediação cultural que promovem a reflexão, o argumento, o debate e a liberdade de expressão, inspirados na linguagem artística e na crítica humorística.

    Coordenadora do serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro

  • Marta Lourenço

    Marta Lourenço

    Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

    Possui formação de base em Física (Universidade de Lisboa, 1992), Mestrado em Museologia (Universidade Nova de Lisboa, 2000) e Doutoramento em Museologia e História da Técnica (Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris, 2005). Tem extensa obra publicada nos domínios do património cultural das universidades, património científico e história dos museus e coleções científicas, que são igualmente os seus domínios preferenciais de orientação de alunos e de projetos de investigação nacionais e internacionais. Coordenou o levantamento do património cultural da Universidade de Lisboa em 2010-2011 e em 2015-2016, ambos publicados. É coordenadora nacional do PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections), integrado no roteiro português de infraestruturas estratégicas de investigação. É atualmente Presidente do Comité Internacional do ICOM (International Council of Museums) para os Museus e Coleções Universitárias (UMAC).

    Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Copy link
Powered by Social Snap