fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festa do Cinema Francês regressa em outubro a várias cidades portuguesas

A Festa do Cinema Francês regressa entre 03 de outubro e 08 de novembro para…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Festa do Cinema Francês regressa entre 03 de outubro e 08 de novembro para a 20.ª edição, “à grande e à francesa”, que passa por Lisboa, Almada, Coimbra, Porto, Portimão, Setúbal e Beja, foi hoje anunciado.

De acordo com a organização, num comunicado hoje divulgado, a abertura oficial da 20.ª edição da Festa do Cinema Francês está marcada para 03 de outubro em Lisboa, onde irá permanecerá até dia 13.

“Depois da capital e de Almada (09 a 13 de outubro), o fervilhar da Festa do Cinema Francês espalhará o seu fogo-de-artifício pelas outras cidades portuguesas: Setúbal (04 a 07 de outubro), Coimbra (15 a 19 de outubro), Porto (22 a 27 de outubro), Portimão (05 a 07 de novembro) e Beja (05 a 08 de novembro), podendo vir a alargar o seu périplo”, refere a organização.

Organizada pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela SERENA Productions, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a rede de Alliances Françaises as Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Coimbra, Porto, Portimão, Setúbal e Beja, a Festa do Cinema Francês chega à 20.ª edição “à grande e à francesa”.

A programação deste ano, que será anunciada a 17 de setembro, “afirma uma vez mais os critérios de qualidade e pluralidade com uma forte presença de realizadore(a)s, atores e atrizes como tem sido seu apanágio”.

A 20.ª edição será também “o momento de celebrar a cooperação cinematográfica franco-portuguesa feita de partilha e conhecimento mútuo que se tem cimentado ao longo dos anos, criando um espaço/tempo de encontros e diálogos profissionais, mas também de ‘masterclasses’”.

Texto de Lusa
Fotografia de Noom Peerapong disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Encontro Afluentes: ideias para os rios de amanhã a 24 e 25 de novembro na FLAD, em Lisboa  

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

13 Novembro 2025

Fica a conhecer Luís António Fernandes, vencedor de humor na MNJC24

13 Novembro 2025

Horizontes Vivos: nos dias 14 e 15 de novembro vem refletir sobre direitos de autor no jornalismo

12 Novembro 2025

Imisi, Lisboa faz-te feliz? Vê a sexta entrevista deste projeto

12 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

10 Novembro 2025

Dedo Invisível no Futurama com Rita Fialho Valente e Celina da Piedade

10 Novembro 2025

Mckenzie Wark: “Intensificar o presente é uma forma de gerir a nossa relação com o tempo”

7 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0