Rub'Al-Khali (Empty Quarter) é um projeto da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel, desenvolvido no Dubai, em 2015, a partir de um convite da curadora Marie Loffreda. Está desde o dia 8 em exposição na Lapso Galeria, em Setúbal, onde permanecerá até ao final de junho.

“Visualmente, o que mais me fascinou foi o lado de sonho, o lado plástico e não real que se confunde com a própria realidade”, diz Pauliana Valente Pimental no texto que acompanha a exposição. Nas imagens reunidas neste projeto, faz uma espécie de levantamento dos habitantes dos Emirados Árabes Unidos, registadas em 2015 e em 2018. Depois de ter passado por Lisboa e pelo Porto, a exposição chega agora a Setúbal.

Aquando da exposição no Porto, em comunicado de imprensa, Pauliana explicou que viveu "em ambientes de muito difícil acesso e inimagináveis para um ocidental" e tentou "retratá-los da forma mais fiel possível, mas para isso foi preciso voltar e ganhar a confiança". "Mesmo não sendo obrigada a estar tapada", explica, "usei sempre véu e obedeci a todas as regras de etiqueta como forma de respeito e aceitação.”

Podes recordar a entrevista de Bruno Horta a Pauliana Valente Pimentel, publicada no Gerador em 2019, aqui.

Local: Lapso Galeria, em Setúbal

Horário: Entre 8 de maio e 26 de junho, no horário de funcionamento da galeria

Preço: Gratuito

Fotografia de @Pauliana Valente Pimentel