"Cinco Artistas Portuguesas"

Obra fotográfica de Herchive, originalmente publicada na Revista Gerador 31.
« de 5 »

O Gerador desafiou a equipa Herchive para dar a conhecer o seu projeto através duma seleção de cinco artistas portuguesas.

Para este conjunto de imagens, tivemos o cuidado de escolher um leque variado de artistas que representassem tanto formas de expressão como contextos sociais diversos.

Da contemporânea Paula Rego à artesã Rosa Ramalho, viajamos de Norte a Sul em busca de artistas que marcaram a cultura portuguesa.

Para além da equipa fundadora do Herchive, Bárbara Fonseca, Inês Costa e Patrícia Mafra, também participam neste desafio duas artistas convidadas. 

A primeira artista convidada foi Margarida Mouta, que já tinha participado na exposição do Herchive na Ó!Galeria e na publicação que reúne as ilustrações produzidas durante o primeiro ano do projeto.

Dentro do espírito colaborativo do projeto, decidimos apelar à comunidade Herchive para escolher a segunda artista. Fizemos uma open-call, com resultados que superaram as nossas expectativas, e da qual surgiu a colaboração com a Paola Saliby, uma artista e ilustradora brasileira com residência em São Paulo.

Esperemos que gostem desta mostra e que vos desperte a curiosidade para tantas outras artistas ainda por explorar no rico panorama artístico nacional.

Herchive o arquivo visual de artistas mulheres e pessoas não-binárias na história das artes. Criado por um coletivo de artistas portuguesas, o projeto nasce de uma necessidade de abordar a falta de visibilidade e representação das mulheres e pessoas não-binárias na história da arte. Este projeto pretende promover trabalhos de artistas que deixaram uma marca na história, mas que permanecem desconhecidas ou pouco reconhecidas por uma audiência global, através da sua conta de Instagram.

Compra aqui a tua Revista Gerador 31: