As inscrições para o 27.º CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 9 a 16 de outubro, estão abertas até 31 de maio, anunciou, esta semana, a organização.

Segundo a direção do CineEco, as inscrições para a edição deste ano do festival estão abertas até ao dia 31 de maio e a seleção oficial será anunciada a todos os candidatos até 31 de julho, sendo posteriormente divulgada no ‘site’ oficial e nos restantes canais de comunicação do evento.

“Podem concorrer à 27.ª edição do CineEco filmes e documentários de longa, média e curta-metragem para as várias secções competitivas nacionais e internacionais e para o Panorama Regional, assim como séries e reportagens de televisão nacionais e internacionais”, adianta a fonte numa nota enviada à agência Lusa.

A organização do festival indica que “todas as obras inscritas devem ter sido realizadas depois de 1 de janeiro de 2020”.

As inscrições para as várias competições oficiais do CineEco podem ser submetidas no ‘site’ oficial do festival e nas plataformas ‘Festhome’ e ‘Movibeta’.

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela tem como objetivo principal “abordar a temática ambiental na sua conceção mais vasta, que abrange o meio envolvente, ecossistemas e biomas, mas também visa promover e valorizar a ecologia e as boas práticas através do cinema e documentário nacional e internacional”, segundo a nota.

A fonte lembra que em 2020, apesar do contexto pandémico causado pela covid-19, o CineEco “conseguiu realizar-se com sucesso em sala e, parcialmente em formato digital, obedecendo a todas as regras de higiene, segurança e distanciamento”.

Acrescenta que, mais uma vez mais, a organização e a Câmara Municipal de Seia conseguiram “mostrar vitalidade e sentido de comprometimento para com o seu público nacional e internacional”.

O CineEco é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo que se realiza ininterruptamente, desde 1995, na cidade de Seia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

O evento é também um dos membros fundadores da plataforma internacional Green Film Network, que integra 40 festivais de cinema de ambiente de todo o mundo.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Seia e conta com o apoio de várias entidades.

Texto de Lusa
Fotografia disponível via Unsplash

O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Um dos seus eixos é a criação de conteúdos jornalísticos, como este, dedicados à sustentabilidade nos meios do Gerador. Sabe mais aqui.