fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Investigação de Almada Negreiros para o retábulo do Mosteiro da Batalha é lançada em livro

A exposição “Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha”, que está patente na Capela do…

Texto de Sofia Craveiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A exposição "Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha", que está patente na Capela do Fundador até dia 21 de dezembro, deu origem a um livro homónimo. A obra, dedicada à investigação de Almada Negreiros sobre Pintura Primitiva Portuguesa, é lançada esta tarde pelas 18h, no local que lhe dá nome.

O livro, a cargo de Simão Palmeirim e Pedro Freitas, “pretende explicar como chegou o modernista à sua proposta de retábulo imaginado (que inclui os polémicos Painéis de São Vicente), com a publicação de cadernos de estudo, maquetes e desenhos inéditos do autor”, de acordo com os promotores.

Almada Negreiros acreditava que “toda a obra atribuída a Nuno Gonçalves provinha de um único retábulo formado por 15 painéis, que teria sido projetado para a Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha”. Perante esta convicção publicou, na década de 50, uma série de imagens a ilustrar essa hipótese, incluindo desenhos, fotografias e fotomontagens.

A abordagem do autor aos famosos Painéis de S. Vicente – incluídos na lista das quinze obras - distinguiu-se das anteriores por olhar as pinturas do ângulo da geometria. As suas análises iniciaram-se por um estudo de perspetiva e foram-se complexificando até ser definido um retábulo.

Nesta exposição, além da reconstituição em tamanho natural (10 metros de altura) do retábulo que Almada idealizou, há desenhos, cadernos de autor, e até maquetes tridimensionais, muitas delas inéditas. No dia 18 de abril, Dia Nacional dos Monumentos, haverá também visitas guiadas feitas pelo curador, Simão Palmeirim.

Além da exposição e do lançamento do livro que acontecem no Mosteiro da Batalha, em Leiria, está também patente, em paralelo, e até 25 de abril, a exposição «Almada Negreiros e os Painéis - Um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha», no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. Comissariada por Simão Palmeirim, com a colaboração do investigador Pedro Freitas, a mostra propõe “uma reflexão sistemática sobre o contexto da produção destes estudos no próprio percurso intelectual de Almada Negreiros, a sua metodologia de trabalho bem como as implicações das suas (re)construções num entendimento global da obra de arte, que cria submetida a um conhecimento geométrico ao qual chamou Cânone”, diz o MNAA.

Local: Mosteiro da Batalha (lançamento do livro) e Museu Nacional de Arte Antiga (exposição em paralelo);
Horário: 18h00;
Preço: Não definido

Fotografia via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Maio 2025

Entre mares: A vivência brasileira para além do Atlântico

16 Abril 2024

Teste

17 Fevereiro 2024

Liberdade de imprensa: participa no webinar dedicado às conquistas e desafios da lei europeia

17 Janeiro 2024

Gerador em entrevista ao Expresso sobre os desafios das organizações de media independentes

19 Dezembro 2023

Emergente comemora quinta edição no Musicbox

4 Dezembro 2023

teste videos

30 Novembro 2023

Baião in Lisboa Festival está de volta nos dias 8, 9 e 10 de dezembro

31 Outubro 2023

Dia 4 de novembro será o último Encontro D’Improviso em Marvila

23 Outubro 2023

Riot, Susana Travassos, Carla Costa e João Fiadeiro vão estar no penúltimo Encontro D’Improviso

17 Outubro 2023

Este sábado, dia 21 de outubro, acontece o próximo Encontro D’Improviso

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0