fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Lisboa, Porto, Guimarães e Caldas da Rainha acolhem “A Mostra Espanha 2021”

A Mostra Espanha 2021 vai se fazer ver durante o mês de dezembro com uma dezena de atividades culturais em quatro cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Guimarães e Caldas da Rainha.

Nos dias 2 e 3 de dezembro realiza-se na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, a IV edição de Kindred spirits: Intercâmbios Europeus, que acolherá quatro sessões de poesia de Luis Muñoz, Don Paterson, Ángeles Mora e Margarida Vale de Gato, seguidas das respetivas leituras de poemas.

No Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, no dia 4 de dezembro, é apresentado o espetáculo O Jardim das Hespérides de Alicia Souto, que faz parte de um projeto hispano-marroquino que se foi desenvolvendo através de um processo de pesquisa e mediante diversos workshops realizados com mulheres marroquinas e espanholas em Casablanca e Valladolid.

Alicia Souto

Até ao dia 5 de dezembro, ainda está em cena “Nem come, nem deixa comer" no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, um espetáculo da Companhia de teatro de Almada que reúne atores como Margarida Vila-Nova e David Bastos.

No dia 9 de dezembro inaugura no Instituto Cervantes a exposição Goya fisionomista, A linguagem do rosto na obra gráfica de Goya, organizada pela Real Academia de Bellas Artes de San Fernando-Calcografía Nacional e pelo Instituto Cervantes, onde se podem contemplar gravuras provenientes das principais séries: Los Caprichos, Los Disparates e Los Desastres de la Guerra.

Na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, inaugura no dia 15 de dezembro, Juan Giralt. Controlo e Fuga, uma exposição antológica que mostra os últimos anos de trabalho de Juan Giralt, uma época de plenitude criadora na qual pratica uma pintura na corda bamba, de síntese entre extremidades, adepta do jogo meta pictórico e, ao mesmo tempo, profundamente sensitiva.

Juan Giralt

A música clássica e erudita fazem parte da programação da Mostra Espanha no mês de dezembro. No dia 11 de dezembro, na Fundação Oriente, e em parceria com o Festival Estoril Lisboa, realiza-se concerto do prestigiado grupo de câmara espanhol Sonor Ensemble, em colaboração com o grupo vocal português Olisipo, para comemorar o V Centenário da Primeira Circum-navegação da Terra, empreendida por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, e pretende realizar um percurso musical por algumas das zonas geográficas percorridas pela frota expedicionária desde a sua partida de Espanha em 1519.

Já a pianista Andrea González sobe ao palco da Casa das Artes, no Porto, no dia 18 de dezembro, e recupera a música do monge espanhol Rosendo Salvado, com a sua interpretação ao piano, acompanhada em dois temas pela soprano Leonor Bonilla.

Andrea González

A Mostra Espanha 2021 termina em Guimarães, no dia 27 de dezembro, com um concerto incluído na 7ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, do guitarrista Raul Cantizano, que em palco interliga diversos modos de entender a guitarra flamenca preparada para dar um passo em frente e trabalhar a partir do ruído, da improvisação livre, e aproximar-se, a partir do flamenco, da “tradição” de Fred Frith ou da filosofia de John Cage.

Raul Cantizano

Estão patentes até ao início do ano 2022 algumas exposições e com elas, terminará a 7ª edição da Mostra Espanha, nomeadamente: "El día de la Marmota/Groundhog Day", de Toni Marmota na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa (até 23 de janeiro 2022); "Nicolas Muller. Um olhar comprometido", no Centro Português de Fotografia, Porto (até 20 de fevereiro 2022), "Goya fisonomista. A linguagem do rosto na obra gráfica de Goya" no Instituto Cervantes, Lisboa (até 25 fevereiro 2022); "Juan Giralt, controlo e fuga" na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (até 22 janeiro 2022); e "Rendición" de Nuria Vidal no Centro Cultural de Cascais (até 23 de janeiro 2022).

A Mostra Espanha é uma iniciativa da Subdirección General de Relaciones Internacionales y Unión Europea del Ministerio español de Cultura y Deporte, em parceria com Acción Cultural Española (AC/E), o Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap