fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mãos Dadas: Romaria Transfronteiriça do Rosal e Vila Verde de Ficalho

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

Em Rosal de la Frontera, em Huelva, celebra-se todos os anos, em maio, a Romaria de San Isidro Labrador na ribeira do Alcalaboza. Esta festa acentua o caracter transfronteiriço da vila já que acontece, igualmente, na localidade portuguesa Vila Verde de Ficalho, na região do Alentejo.

A Romaria de San Isidro Labrador, uma festa muito relevante em Rosal de la Frontera, é uma peregrinação transfronteiriça que convida à participação da Comissão do Festival Nossa Senhora das Pazes, de Vila Verde de Ficalho. Nesta festa a relação entre os dois santos aqui referidos refletem, simbolicamente, as relações de amizade entre os dois povos vizinhos.

No dia da romaria, músicos com tambores conduzem as pessoas pelas ruas da vila de Rosal e recebem a Comissão de Vila Verde na fronteira, convidada a participar no ritual da festa. Na Igreja, tipicamente, um coro canta em homenagem à união das duas terras e, na rua, saúdam-se os dois santos.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Amalteia

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Julho 2022

Mãos Dadas: Dia Mundial do Chocolate

15 Junho 2022

O programa EP COLAB junta os chefs Leandro Gil e Pablo Donoso numa batalha gastronómica

5 Junho 2022

De Mãos Dadas: Dia Mundial do Ambiente

20 Maio 2022

Maribel López: “A cena artística portuguesa é fortemente arraigada, mas com uma visão internacional”

2 Maio 2022

Assiste a 6 de maio à conversa dedicada às tendências e desafios da indústria literária

2 Maio 2022

De Mãos Dadas: Dia Mundial do Atum

29 Abril 2022

Dia Mundial da Dança: o corpo enquanto prática de elaboração social

6 Abril 2022

De Mãos Dadas: Dia Internacional do Desporto

4 Janeiro 2022

EP Colab: assiste à conversa onde vamos debater as Políticas de Sustentabilidade nas Artes

27 Dezembro 2021

Mescla com Capsula

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0