De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

Em Rosal de la Frontera, em Huelva, celebra-se todos os anos, em maio, a Romaria de San Isidro Labrador na ribeira do Alcalaboza. Esta festa acentua o caracter transfronteiriço da vila já que acontece, igualmente, na localidade portuguesa Vila Verde de Ficalho, na região do Alentejo.

A Romaria de San Isidro Labrador, uma festa muito relevante em Rosal de la Frontera, é uma peregrinação transfronteiriça que convida à participação da Comissão do Festival Nossa Senhora das Pazes, de Vila Verde de Ficalho. Nesta festa a relação entre os dois santos aqui referidos refletem, simbolicamente, as relações de amizade entre os dois povos vizinhos.

No dia da romaria, músicos com tambores conduzem as pessoas pelas ruas da vila de Rosal e recebem a Comissão de Vila Verde na fronteira, convidada a participar no ritual da festa. Na Igreja, tipicamente, um coro canta em homenagem à união das duas terras e, na rua, saúdam-se os dois santos.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Amalteia

romaria-ep-colab-gerador