Raúl Cantizano (Sevilha, 1973) é um guitarrista impressionante, um explorador dos limites do instrumento e dos géneros musicais. A sua música, entre flamenco, ambient, improvisação e rock, é experimental no sentido mais amplo da palavra. Podemos ouvir a guitarra de Raúl em diversas gravações a solo e em muitas colaborações com outros artistas.
O seu mais recente trabalho, Zona Acordonada, um concerto audiovisual de guitarra flamenca, foi produzido em conjunto com os Los Voluble e acaba de ser editado por La Castanya.
Los Voluble (Pedro e Benito Jiménez) produzem, há duas décadas, sessões ecléticas de dança com base na experimentação audiovisual, em que misturam material de arquivo, música eletrónica e cinema ao vivo, com o objetivo de refletirem sobre a heterodoxia do flamenco, da cultura cigana e do partido enquanto ação política.
Raúl Cantizano e Los Voluble apresentam-se no Festival Internacional de Guitarra de Guimarães no dia 27 de dezembro, no âmbito da programação da Mostra Espanha 2021.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o conjunto partilhou connosco, com algumas notas que justificam as suas escolhas:

"Com esta mescla, queremos apagar os limites que o convencional quer estabelecer. Não há nada que impeça a música de se desenvolver em qualquer direção, vamos, então, manter os nossos ouvidos abertos e ouvir como o mundo soa, quão múltiplo e díspar o seu som pode ser. Vamos parar de rotular e categorizar tudo. Não há limites porque as possibilidades são infinitas.
É sempre reconfortante relembrar a forma como o cineasta José Val del Omar termina os seus filmes: Sinfin."

Dj Narciso (RS Produções) – "Guerreiro"
Niagara – "Damasco"
Nídia – "Puro Tarraxo"
Pedro Tudela – "On Paper"
Marcelo dos Reis - "Pedra Contida - Xisto"
Maria Teresa de Noronha – "Rosa Enjeitada"
Pedro Tudela  – "Playing"
Filipe Felizardo – "Comehoming at War, Us Newts"
Vários Artistas  – "Antologia de Música Atípica Portuguesa, Vol. 2"
Vitor Joaquim  – "No End"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia da cortesia de Raúl Cantizano e Los Voluble
gerador-mescla-com-raul-cantizano-e-los-voluble