O coletivo Mn’JAM experiment estreia-se no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa, pela primeira vez no dia 8 de julho, em colaboração com a Antena 2 e um convidado especial para a digressão em Portugal.

Da conjunção e correlação entre o som e imagem, M (cantora e “looper”) juntou-se a JAM (compositor, eletrónica e arte visual) e formaram o coletivo Mn’JAM experiment, criando uma experiência única, marcadamente sinestética, desenvolvendo um novo conceito e forma de ver a performance musical através de uma reinvenção de papéis performativos e possibilidades de interação e improvisação.

Um projeto que, depois de variados workshops sobre inovação e uso de novas tecnologias associados à música (em sítios tão variados como Cairo, Nepal, Chicado ou Hamburgo), conta recentemente com um canal YouTube, onde M e JAM explicam em detalhe, todos os “truques”, conceitos e processos que estão por detrás desta experiência.

Para além do concerto no MAAT, o coletivo passará ainda por Castelo Branco, no dia 12 de julho, no Ciclo Noites Azuladas, e no dia seguinte, pelas Caldas da Rainha, no CCC, acompanhados de Casey Benjamin, artista que partilha o conceito tecnológico do coletivo.

A energia, liberdade, inovação e sinestesia presentes neste espetáculo, são uma versão exacerbada do que o jazz sempre nos transmitiu no passado – momentos únicos centrados no “ao vivo”, desta vez com artistas de background geográfico diferente (USA/PT), mas com uma visão semelhante do futuro da música (instrumentos, práticas e conceitos).

Local: MAAT, Lisboa

Data e hora: 8 de julho às 19h

Preço: entrada livre

Fotografia de © Mn’JAM experiment

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.