No Quarto da Vanda, o filme de Pedro Costa datado de 2000, vai ser  exibido em Serralves no dia 26 de janeiro às 17h00, seguido de Juventude em Marcha (2006) às 21h30. O bairro das Fontainhas, na Amadora, é o pano de fundo da história de Vanda, interpretada por Vanda Duarte, que já tinha sido protagonista no filme Ossos, que saiu três anos antes, do mesmo realizador. O quarto é apenas um ponto de partida para o Mundo de Vanda, uma jovem toxicodependente que encontrou nas Fontainhas um lar. 

A exibição do filme integra a programação paralela à exposição “Companhia”, que reúne obras de Pedro Costa realizadas em colaboração com o escultor Rui Chafes, o fotógrafo Paulo Nozolino e os cineastas Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, e Chantal Akerman. A coordenação da exposição, patente até ao dia 27 de janeiro, é de Filipa Loureiro e Marta Almeida, com a colaboração de Nuno Crespo e Marta Mateus. 

Pedro Costa nasceu em 1959 em Lisboa e iniciou-se no cinema em 1985, como assistente de realização de Jorge Silva Melo e de João Botelho. A sua obra dança com o documentário e a ficção e, além de outras distinções que lhe foram sendo feitas pelos seus filmes, em 2010 a Cinemateca Francesa dedicou-lhe uma retrospectiva. 

Os bilhetes podem ser comprados no site ou no Museu de Serralves.

Local: Serralves, no Porto

Data e hora: 26 de Janeiro, às 17h00

Preço: 3 €

Frame do filme “No Quarto da Vanda” de Pedro Costa, disponível no site de Serralves

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.