Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Oeiras Ignição Gerador: arranca hoje o festival que junta mais de 40 autores para refletir o futuro da cultura

Chegou finalmente o dia de começares a refletir o futuro da cultura e da criatividade…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Chegou finalmente o dia de começares a refletir o futuro da cultura e da criatividade com mais de 40 autores e decisores culturais, num festival de três dias totalmente reinventado para o online. Desde conversas, performances, debates ou concertos, podes ainda explorar o recinto e navegar pelos oito espaços disponíveis ;-)

Vem descobrir a perspetiva de nomes como Salvador Sobral, Matilde Campilho, Alexandre Farto (Vhils), Grada Kilomba, Diogo Faro, Margarida Pinto Correia, Sara Barros Leitão, Rui Horta, Ana Matos Fernandes (Capicua) ou Benjamim naquele que é o maior fórum de reflexão da cultura desde o início da pandemia.  

Nesta experiência totalmente digital não podem faltar os básicos de cada festival: cerveja fresquinha (entregue pela Musa em tua casa), petiscos para os intervalos (que podes encomendar através da EatTasty) ou arte em cada cantinho, já que até a WC virtual vai ser intervencionada por diversos artistas com curadoria da Revista FOmE.

Tens ainda muito que explorar no recinto, desde o Pavilhão das Artes onde todos os dias entidades ligadas ao mundo da cultura, do jornalismo e do ensino em Portugal vão ter uma voz, até ao Backstage onde podes conhecer alguns dos artistas, passando pelos Chill Breaks onde vais conhecer outros festivaleiros.

No Gerador consideramos fundamental remunerar quem desafiamos. Quer seja quando fazemos eventos presenciais, quer quando mergulhamos no mundo digital. Se fores Sócio Gerador ou morador do concelho de Oeiras a entrada para os três dias do festival custa apenas 9 eur, já que podes aceder a um desconto de 70% na compra do Passe 3 dias sem uma data limite. Se ainda não és Sócio Gerador podes tratar disso aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Julho 2026

OASis Lisboa: participa em criações comunitárias com artistas

2 Julho 2026

Dia 17 de julho pensamos a perda de direitos em voz alta

1 Julho 2026

Print Pause Lisboa: candidata-te e descobre os primeiros editores confirmados

1 Julho 2026

Mariana Alvim convida Madalena Sá Fernandes para clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora

25 Junho 2026

Academia Visapress: um programa formativo gratuito dedicado aos direitos de autor no jornalismo

23 Junho 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

23 Junho 2026

Estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores

17 Junho 2026

Hipertexto: Belisa Branças e Pedro Nunes sobre “Tudo em Avignon e eu aqui”, de Bruno dos Reis

15 Junho 2026

Recorda aqui os dias do FALA – Festival Literário de Alcanena

15 Junho 2026

“O Livro Obrigatório”: Regina Duarte é a segunda convidada do ciclo de conversas na Amadora

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0