O programa "Onda de Verão", em Santa Cruz, prossegue este fim de semana com um espetáculo de artes circenses e ainda a apresentação da peça "Uma Ida à Praia".

Hoje, pelas 22 horas, a companhia Erva Daninha apresenta o espetáculo de circo "Por um fio". Neste espetáculo, interpretado por Daniel Seabra e Margarida Monteny, os "dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea como técnica para procurarem continuamente o equilíbrio entre dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas a sete metros de altura". Segundo Daniel Seabra e Margarida Monteny: “Partimos desta corda que enforca a necessidade de algo mais do que uma simples conexão. Dependemos desta ligação, desta corda que nos suspende e que nos prende. Que nos amarra, mas nos segura. Qualquer ação desencadeia uma consequência no estado do outro, e é esta dependência que nos obriga a confiar no outro".

Já no domingo, no dia 30 de agosto, também pelas 22 horas e igualmente na plataforma adjacente à escadaria Júlio Vieira, será a vez da Companhia Impostoritos trazer a peça de teatro "Uma Ida à Praia". A história de um cão que só quer dar "um bom mergulho na água fresquinha do mar, para refrescar o corpo e espairecer as ideias", mas que vê esta tarefa complicada pela sua condição. Pelo caminho encontra vários desafios, entre eles o nadador salvador, mas "desistir e voltar para casa não é opção", lê-se em sinopse.

A entrada para ambos os espetáculos é gratuita e limitada a 34 pessoas.

Programa Onda de Verão, a decorrer desde o dia 10 de julho, prolonga-se até 5 de setembro. A iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras tem levado até Santa Cruz diversos artistas, criadores e agentes culturais locais, resultando em propostas inovadoras oriundas de múltiplas outras geografias.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia da peça "Por um fio", cedida pela Câmara Municipal de Torres Vedras

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.