A partir de hoje podes comprar aqui a Revista Gerador 30 que nos quer pôr a todos a pensar a ideia de lusofonia. Curioso para descobrir alguns dos destaques desta edição?

Na Capa | A lusofonia como espaço de reconstrução da memória coletiva

16 páginas de uma reportagem de profundidade acerca do tema de capa da 30º edição da Revista Gerador: a lusofonia como um princípio e não um fim, as entidades e os festivais que andam de mãos dadas com este conceito, a ideia da existência de um espaço para difundir um conhecimento mais justo sobre o tema e até mesmo a crescente discussão artística à sua volta são algumas das paragens obrigatórias deste conteúdo. Da autoria de Andreia Monteiro e Ricardo Ramos Gonçalves.

Barómetro Gerador Qmetrics | Valorizar o património e conhecer o território: um diálogo entre o tempo e o espaço

De acordo com o estudo anual Barómetro Gerador Qmetrics, publicado em Julho de 2019, apenas 35% dos portugueses residentes no sul do país conhecem Amarante e apenas 28% das pessoas com origem no litoral norte conhecem Monsaraz. A cada edição da Revista Gerador, mergulhamos nos resultados do estudo Barómetro Gerador Qmetrics para te trazer análises dedicadas. Desta vez, a Carolina Franco analisou o (des)conhecimento dos portugueses do seu próprio território.

Café na Central | Uma conversa descontraída na Central Gerador com Miguel Ramalho

O espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa, recebe a cada dois meses uma entrevista com um autor português. Desta vez, o Ricardo Ramos Gonçalves sentou-se à conversa com o bailarino da Companhia Nacional de Bailado, Miguel Ramalho.

Perfeito ou Feitio | Caretos: correm no tempo, tremem a terra e o presente tilinta

A cada edição olhamos para aquilo que nos faz ser portugueses. Na número 30, a Raquel Botelho Rodrigues faz-nos um retrato dos catetos, uma tradição distinguida pela UNESCO, em dezembro de 2019, como Património Imaterial da Humanidade.

Tendências | Saboaria artesanal: a reinvenção ecológica da cultura do sabonete português

O sabão passou de mão em mão, de lavagem em lavagem, reinventou-se e regressou ao nosso quotidiano. A produção saboeira está ambientalmente mais consciente. Os sabonetes artesanais são cada vez mais populares, seja pela utilização de matérias-primas locais, de ingredientes naturais ou pela diminuição da pegada ecológica. A Mafalda Lalanda foi perceber mais sobre a reinvenção ecológica do sabonete e sobre esta profissão aparentemente quase extinta mas onde nem tudo se perdeu.

Nas bocas do mundo | A batida do DJ Nigga Fox dança-se até se perderem as forças

O que não falta por cá são artistas portugueses a dar que falar lá fora. O Dj Nigga Fox é um deles. Rogério Brandão começou a produzir entre as paredes do seu quarto, ainda muito novo e sem grandes recursos. Hoje, o seu nome circula internacionalmente em festas e festivais pelo mundo fora. Um retrato de Carolina Franco.

A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Com o Cartão Sócio Gerador recebes a revista em casa antes de chegar às bancas. Descobre mais aqui.
Créditos - fotografia de Diana Mendes e ilustração na capa de Mantraste