Ao longo do mês de outubro a RTP Palco emite quatro documentários da autoria e realização de Eduardo Breda, cujo a temática aborda o processo de criação de espetáculos teatrais.

O ciclo de documentários arranca já hoje, dia 10 de outubro, com “O Retrato”, que tem como cenário a cidade de Lisboa, e cuja história incide sobre um grupo de atores que interpreta as palavras do romance de Oscar Wilde. Já no domingo, dia 11 de outubro, a RTP Palco lança “Boa Alma”, o percurso de Mónica Calle a partir dos espetáculos “Os Sete Pecados Mortais”, de Bertold Brecht, e “A Boa Alma”, de Luís Mário Lopes.

Em estreia absoluta, no dia 17 do presente mês, vai estar disponível o “Palácio de Cristal” – que conta a história do edificio, dos seus “corredores e escadas que ecoam segredos, dúvidas, incertezas”. Para fechar esta ciclo, no dia 18 de outubro, “Caos Danado” traça o percurso paralelo à criação do espetáculo “Teoria das 3 Idades”, de Sara Barros Leitão. Neste documentário, que tem a particularidade de se desconstruir entre a ficção e o documentário, Eduardo Breda recorre ao arquivo do Teatro Experimental do Porto para desafiar a nossa capacidade de evocar e preservar memórias.

Teaser “Palácio de Cristal”

Para Eduardo Breda,“a parceria com a RTP vem prolongar o gesto de partilha”. Acredita “que a partilha destes objetos é essencial, de outra forma estes documentários não fariam qualquer sentido. Acho que a forma mais segura de preservar uma memória é conseguir partilhá-la. O facto de agora ter uma plataforma digital que me permite a difusão destes documentários, também me possibilita olhar para mais longe, debruçando-me em futuros projetos. É um incentivo para continuar”, afirma em comunicado à estação televisiva.

Todos os documentários podem ser vistos aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia do filme “O Retrato”

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.