Na próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro, às 19h00, o site Gerador vai receber mais uma edição das Conversas Centrais, acerca da relação entre a sustentabilidade e a cultura, com Francisco Ferreira, da Associação Zero, a escritora e dramaturga Joana Bértholo, e Luís Maria Baptista, do projeto Os Espacialistas.

Esta conversa surge no âmbito do Sobressalto, o projeto que junta o Gerador à Associação ZERO para dar resposta à seguinte pergunta: “Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?”. O Gerador começa agora uma caminhada em prol de um futuro mais verde. Este novo projeto pretende unir a cultura e o ambiente criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural.

Francisco Ferreira é Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da Associação ZERO, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Joana Bértholo, é uma escritora e dramaturga portuguesa. É formada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e tem um doutoramento em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. O seu mais recente romance, «Ecologia» (Editorial Caminho, 2018) mergulha numa sociedade em que se começa a pagar pelas palavras. 

Luís Maria Baptista foi professor no curso de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa, entre 1999 e 2017. Aí fundou, em 2008, juntamente com um grupo de estudantes, o colectivo “Os Espacialistas”, um projecto de natureza pedagógica que une Arte, Arquitectura e Educação. Colaborou, entre 1994 e 2002, com o arquitecto e escultor Artur Rosa, uma parceria de onde destaca o projecto da Estação de Metro do Terreiro do Paço, que coordenou.

Mensalmente convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade no site Gerador. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.