A freguesia de Vila Boa do Bispo, pertencente ao concelho do Marco de Canaveses, venceu o Prémio Autarquia do Ano, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais com o Projeto de Consciencialização Ambiental. O prémio distingue o trabalho feito pela freguesia durante o ano de 2020 na área do ambiente e do património natural.

Este Prémio Autarquia do Ano integra o Lisbon Awards Group e destaca diversas autarquias pelo seu trabalho, anualmente. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), “os impactos globais que as diversas iniciativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo tiveram no meio ambiente, só por si, terão justificado o prémio”. Também de acordo com o JN, são relevantes nessas iniciativas os seguintes dados: “5000KW/H de poupança anual estimada gerada pela Comunidade de Energia Renovável; 2000H de voluntariado, por Vilaboenses, em prol do desenvolvimento sustentável da autarquia no ano de 2020; 55KM de extensão da rede de percursos pedestres limpos e sinalizados pelos voluntários da comunidade; 200 alunos envolvidos anualmente em atividades de promoção da sustentabilidade; 200 mil euros de investimento em programas ambientais na freguesia alavancado por programas nacionais e internacionais; 10 toneladas de resíduos recolhidos e valorizados ao longo do ano 2020 na freguesia.”

A freguesia de Vila Boa do Bispo tem dinamizado uma série de atividades ao longo dos últimos anos, sendo relevante destacar as Jornadas da Juventude, de 2019, nas quais se pretendeu pensar o lugar dos jovens na freguesia, e as diversas ações de sensibilização e recolha de lixo, feitas em parceria com outras organizações locais. A JF integra, ainda, o programa Eco-Freguesias XXI e é a primeira comunidade pública de energia renovável no país.

"As dificuldades que a JF tem vivido financeira e legalmente têm sido um elemento desestabilizador que tem levantado obstáculos significativos, mas que com criatividade, empenho e compromisso temos procurado debelar e contornar para, acedendo a financiamentos e programas mobilizadores, continuar a implementar uma dinâmica de inovação e coesão em toda a nossa ação", refere Miguel Carneiro, presidente da JF de Vila Boa do Bispo, em declarações ao JN.

Além de Vila Boa do Bispo, mais 30 projetos foram premiados, inclusive “Mação, um concelho amigo do idoso” e “Recordar é Viver”, pensados para a população sénior em Mação e Boticas, respetivamente. 

Podes acompanhar as atividades da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia disponível via Facebook da Freguesia de Vila Boa do Bispo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.

O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Um dos seus eixos é a criação de conteúdos jornalísticos, como este, dedicados à sustentabilidade nos meios do Gerador. Sabe mais aqui.