O Villa Villa, programa de residências artísticas sustentáveis, promove na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, uma palestra e discussão online que pretende perceber até que ponto os artistas avançaram na adoção de métodos de trabalho ambientalmente sustentáveis ​​e quais são os desafios que enfrentam ao fazê-lo. A iniciativa decorre das 18h às 19h30.

Durante o evento, Alice Bonnot, diretora fundadora e curadora, apresentará os resultados da investigação online "How sustainable is your studio practice" ("Quão sustentável é tua prática no estúdio", em português). Este relatório apresenta algumas das motivações que levam os artistas a procurarem reduzir a sua pegada de carbono e a produção de resíduos no estúdio, bem como uma série de limites e barreiras que enfrentam ao fazê-lo.

De seguida, haverá uma discussão com Felix Breidenbach, Tânia Geiroto Marcelino e Jessica Wetherly. Os artistas partilharão as suas experiências, esforços e preocupações relativamente a uma abordagem mais ecologicamente sensível.

Local: online
Horário: das 18h às 19h30
Preço: 10 euros (inscrições aqui)
Fotografia de Tatiana via Pexels

O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Um dos seus eixos é a criação de conteúdos jornalísticos, como este, dedicados à sustentabilidade nos meios do Gerador. Sabe mais aqui.