É já hoje, 25 de fevereiro, às 21h00, que decorre a primeira sessão de Amazónia para além do óbvio, um ciclo de três webinares com especialistas que querem debater o futuro da “maior floresta tropical do planeta”. O ciclo integra a programação semanal “Meia-Hora de Bom Ambiente”, disponibilizada através do Facebook da ZERO, e pretende contextualizar a importância da conservação da Amazónia para o planeta.

O primeiro webinar contará com a presença de Francisco Ferreira, presidente da ZERO, na moderação, bem como de Ima Vieira, investigadora Sénior do Museu Paraense Emílio Goeldi, e Pablo Pacheco, Global Forests Lead Scientist na WWF. Estarão em debate as dinâmicas de desflorestação, “tema tão na ordem do dia, no ano dos grandes incêndios no Brasil”, como lembra a ZERO em comunicado de imprensa. 

Conduzido por Frederico Brandão, doutorado em Geografia e cientista português do CIFOR-ICRAF (Center for International Forestry Research and World Agroforestry), o ciclo pretende trazer para o debate as preocupações mais urgentes na Amazónia. O cientista é especialista em florestas tropicais, políticas de clima e cadeias de valor, e tem-se dedicado ao estudo e ao apoio ao desenho de políticas públicas para a Amazónia. 

O webinar poderá ser acompanhado aqui


Fotografia de Nathalia Segato disponível via Unsplash