Ter noção das preferências dos portugueses, ou da inexistência delas, em relação aos autores e artistas nacionais, pode ser uma importante ferramenta para a avaliação do estado de saúde da cultura no país.
Na secção "Referências Culturais" do Barómetro Gerador Qmetrics 2021, analisamos quais os atores, artistas musicais, artistas plásticos, escritores, realizadores e humoristas que os portugueses mais admiram. Hoje, contamos-te quais foram os resultados na área da representação.
Pelo terceiro ano consecutivo, Ruy de Carvalho mantém-se no primeiro lugar entre os portugueses.
O restante Top 10 vai-se alterando de ano para ano, apesar de irem surgindo, em grande medida, os mesmos nomes. Este é um Top feito de equilíbrios, com igual presença de homens e mulheres e com um número mais ou menos equivalente no que diz respeito a atrizes ou atores de gerações diferentes, algo que não acontece em todas as áreas artísticas analisadas.
Por outro lado, a lista de atores favoritos entre os mais jovens é radicalmente diferente da lista geral. Kelly Bailey e Ricardo Pereira, que não surgem no Top 10 das referências gerais, são os atores que os jovens portugueses mais admiram. Ruy de Carvalho, por seu lado, passa para o fim da lista no que toca a esta faixa etária.
Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para te trazermos novas análises sobre a relação dos portugueses com a cultura. Fica atento aos próximos artigos!
O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2021 aqui e pede o teu relatório completo aqui.
Síntese Ficha Técnica
O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 27 de abril de 2021, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,13 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,12 pontos percentuais.