A música está presente em cada quarteirão de Leiria. Desde as bandas filarmónicas até aos festivais organizados na cidade, como é o caso do festival A Porta, Leiria demonstra como é que uma cidade distante das duas áreas metropolitanas do país consegue afirmar-se no panorama musical. Neste episódio, percebemos como é que a música pode ser inclusiva com Joana Pinto, musicoterapeuta da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), preparamos o gira-discos com Hugo Ferreira, fundador da editora Omnichord Records, que lançou vários nomes como Surma ou First Breath After Coma e ouvimos como é que a aventura começou na Rede das Cidades Criativas da UNESCO com Celeste Afonso.

Créditos:

  • First Breath After Coma – Change
  • Surma – Hemma
  • Surma – Plass
  • Labaq – Abrandô
  • Whales – Beyoncé, I Love you


A cultura tem uma medida certa? Este podcast, de oito episódios, explora as sete cidades portuguesas que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e as três que estão a concurso em campos criativos que ainda não foram atribuídos no país. Perceber como é que a cultura e a criatividade dinamizam estas cidades, em harmonia com a Agenda 2030 da ONU, é importante para conhecer a essência de cada região. E este podcast vai trazer-te diferentes ângulos sobre estas cidades portuguesas. Este podcast complementa a reportagem da Bolsa Essencial sobre o mesmo tema, que podes ler na edição 34 da Revista Gerador.

Podes ouvir o primeiro e o segundo episódio e viajar até Idanha-a-Nova, aqui, para Óbidos, aqui, para Amarante, aqui, para Barcelos, aqui, para Braga, aqui, e para Caldas da Rainha, aqui.

Podcast de Ana Sofia Paiva
gerador-podcast-cidades-criativas-leiria