No coração do Minho, Braga eleva-se como Cidade Criativa da UNESCO para as das Media Arts, a única no país. As media arts são um conceito largo, mas resulta da interseção entre a ciência e a tecnologia e se manifesta em diferentes direções, como na arte digital, na arte sonora, na inteligência artificial, na realidade virtual e aumentada, no machine learning, entre muitas outras. Braga é isso mesmo: um fervilhar de ideias fora da caixa espelhadas nas atividades que promovem com a população e com outros países. Neste episódio, descobrimos todos os conceitos da Cidade Criativa com Joana Miranda, coordenadora executiva Braga Media Arts, com Sara Borges, assessora de programação do Circuito – Sistema Educativo Braga Media Arts, e com Luís Fernandes, diretor artístico do gnration.

Errata no episódio: gnration é um centro cultural com gestão pela empresa municipal Teatro Circo e pertença do Município de Braga, e não uma associação cultural como é dito no episódio.

Coloca os headphones e ouve os apontamentos sonoros a três dimensões.

A cultura tem uma medida certa? Este podcast, de oito episódios, explora as sete cidades portuguesas que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e as três que estão a concurso em campos criativos que ainda não foram atribuídos no país. Perceber como é que a cultura e a criatividade dinamizam estas cidades, em harmonia com a Agenda 2030 da ONU, é importante para conhecer a essência de cada região. E este podcast vai trazer-te diferentes ângulos sobre estas cidades portuguesas. Este podcast complementa a reportagem da Bolsa Essencial sobre o mesmo tema, que podes ler na edição 34 da Revista Gerador.

Créditos e referências:

  • 00m57s: “Um lieu d’enfance”, de Alexander Synthvicious
  • 03m16s: Vendedora no mercado, Open Day – Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 03m31s: Sinos da Igreja do Carmo, Open Day - Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 03m36s: “Radio Escolar” EB23 Frei Caetano Brandão, 6ºano1 - Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 04m08s: “Sussurro” EB23 Lamaçães, 6ºano2 - Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 04m16s: “Animais” EB23 Francisco Sanches, 6ano1 - Projeto Mini Mapa Sonoro
  •  05m12s: “Cozinha” Escola Secundária Sá de Miranda – Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 05m22s: “Vacinação” EB23 Mosteiro e Cávado, 9ºA – Projeto Mini Mapa Sonoro
  • 07m38s: “Pausar no Babilónia”, de Alexander Synthvicious
  • 12m00: Trabalho de Sofia Saldanha disponível, aqui.

Podes ouvir o primeiro e o segundo episódio e viajar até Idanha-a-Nova, aqui, para Óbidos, aqui, para Amarante, aqui, e para Barcelos, aqui.

Podcast de Ana Sofia Paiva

Também queres ver a tua reportagem de investigação publicada na Revista Gerador, no nosso site e redes sociais? Então não percas esta oportunidade: as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador estão abertas até ao dia 30 de junho. Se és um jovem jornalista até aos 35 anos, envia-nos a tua proposta e habilita-te a desenvolver a tua reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. Mais informações, aqui.
gerador-podcast-braga