Covilhã, Santa Maria da Feira e Alcobaça são três das cidades que estão na corrida aos dois lugares disponíveis na Rede de Cidades Criativas da UNESCO para 2021. O que é que têm em comum? As três estão a concorrer para campos criativos inexistentes no país: Covilhã concorre para o Design, e Santa Maria da Feira e Alcobaça para a Gastronomia. O que as motiva a concorrer para esta rede com o pano de fundo da pandemia? Neste episódio, descobrimos parte da história destas cidades e percebemos como é que a Rede das Cidades Criativas Portuguesas se prepara para receber as cidades que, em Outubro, vão integrar a rede.

A cultura tem uma medida certa? Este podcast, de oito episódios, explora as sete cidades portuguesas que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e as três que estão a concurso em campos criativos que ainda não foram atribuídos no país. Perceber como é que a cultura e a criatividade dinamizam estas cidades, em harmonia com a Agenda 2030 da ONU, é importante para conhecer a essência de cada região. E este podcast vai trazer-te diferentes ângulos sobre estas cidades portuguesas. Este podcast complementa a reportagem da Bolsa Essencial sobre o mesmo tema, que podes ler na edição 34 da Revista Gerador.

Créditos:

  • Maria de Lurdes Resende – "Alcobaça"
  • Amália Rodrigues – "Covilhã cidade neve"
  • Desertuna - "Covilhã" (Letra: Rodrigo “Saxoman” Raposo; Música: Rodrigo “Saxoman” Raposo; Arranjos: Desertuna)

Podes ouvir o primeiro e o segundo episódio e viajar até Idanha-a-Nova, aqui, para Óbidos, aqui, para Amarante, aqui, para Barcelos, aqui, para Braga, aqui, e para Leiria, aqui.

Podcast de Ana Sofia Paiva

Também queres ver a tua reportagem de investigação publicada na Revista Gerador, no nosso site e redes sociais? Então não percas esta oportunidade: as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador estão abertas até ao dia 30 de junho. Se és um jovem jornalista até aos 35 anos, envia-nos a tua proposta e habilita-te a desenvolver a tua reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. Mais informações, aqui.
gerador-podcast