Idanha-a-Nova é considerada uma das regiões com maior desertificação populacional e envelhecimento da população. Como é que a música pode ajudar a reverter esta situação? Neste episódio, afinamos as cordas com Martim Sousa Tavares, da Orquestra Sem Fronteiras, colocamos as partituras na estante com João Abrantes e Carla Costa, membros do executivo da Banda Filarmónica Idanhense, tocamos o adufe com Amélia Mendonça, fundadora das Adufeiras de Monsanto, e percebemos a melodia da natureza com Artur Mendes, membro da equipa do Good Mood, organização cultural que organiza o Boom Festival.

Coloca os headphones e ouve os apontamentos sonoros a três dimensões.

A cultura tem uma medida certa? Este podcast, de oito episódios, explora as sete cidades portuguesas que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e as três que estão a concurso em campos criativos que ainda não foram atribuídos no país. Perceber como é que a cultura e a criatividade dinamizam estas cidades, em harmonia com a Agenda 2030 da ONU, é importante para conhecer a essência de cada região. E este podcast vai trazer-te diferentes ângulos sobre estas cidades portuguesas. Este podcast complementa a reportagem da Bolsa Essencial sobre o mesmo tema, que podes ler na edição 34 da Revista Gerador.

Créditos (por ordem):
  • Orquestra Sem Fronteiras toca Edvard Grieg Love Poem, Op.43 – 5.
    Atuação gravada em 2019 no Auditório de Belmonte com alunos de Escolas Profissionais do distrito de Castelo Branco. Direção de Martim Sousa Tavares.
  • Orquestra Sem Fronteiras toca Mozart Sinfonia nº40, K.550.
    Concerto realizado no Cine-Teatro de Elvas em 2019. Direção de Martim Sousa Tavares.
  • Orquestra Sem Fronteiras toca Beethoven, Concerto para piano nº2 em Si-bemol Maior, Op.19, Adagio. Solista (piano): Marta Menezes.
    Concerto gravado em Arganil, em 2020. Direção de Martim Sousa Tavares.
  • Banda Filarmónica Idanhense toca Canção da Beira Baixa. Retirado do Centro de Recursos da Memória e da Música.
  • Banda Filarmónica Idanhense toca Milho Verde. Retirado do Centro de Recursos da Memória e da Música.
  • Adufeiras de Monsanto cantam Eu estava a lavar. Retirado do Centro de Recursos da Memória e da Música.
  • Adufeiras de Monsanto cantam Senhora do Almurtão. Retirado do Centro de Recursos da Memória e da Música.