Caldas da Rainha é uma cidade moldada por oleiros há séculos e bordada por uma tradição bem vincada nas artes populares e no artesanato. As cerâmicas de Raphael Bordalo Pinheiro são as mais conhecidas, mas há outras histórias que também valem a pena conhecer. Neste episódio, começamos a viagem sonora pela história da Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares e pelo caminho conhecemos Vítor Reis, ceramista, escultor e professor na ESAD e apreciamos a paisagem caldense na voz de José Antunes, focal point do Município.

A cultura tem uma medida certa? Este podcast, de oito episódios, explora as sete cidades portuguesas que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e as três que estão a concurso em campos criativos que ainda não foram atribuídos no país. Perceber como é que a cultura e a criatividade dinamizam estas cidades, em harmonia com a Agenda 2030 da ONU, é importante para conhecer a essência de cada região. E este podcast vai trazer-te diferentes ângulos sobre estas cidades portuguesas. Este podcast complementa a reportagem da Bolsa Essencial sobre o mesmo tema, que podes ler na edição 34 da Revista Gerador.

Podes ouvir o primeiro e o segundo episódio e viajar até Idanha-a-Nova, aqui, para Óbidos, aqui, para Amarante, aqui, para Barcelos, aqui, e para Braga, aqui.

Podcast de Ana Sofia Paiva

Também queres ver a tua reportagem de investigação publicada na Revista Gerador, no nosso site e redes sociais? Então não percas esta oportunidade: as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador estão abertas até ao dia 30 de junho. Se és um jovem jornalista até aos 35 anos, envia-nos a tua proposta e habilita-te a desenvolver a tua reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. Mais informações, aqui.
gerador-podcast-cidades-criativas-caldas-da-raiinha