Inaugura no dia 15 de maio a exposição Right Now, organizada pela galeria Underdogs e com trabalhos de artistas por si representados. De MaisMenos a Bráulio Amado, de Maria Imaginário a Francisco Vidal, de Wasted Rita a Pedro Matos, são 32 as participações nesta mostra coletiva disponível online.

Tal como já te tínhamos falado aqui, todas as obras da exposição partem de um desafio lançado pela Underdogs durante o período de quarentena, no qual sugeriu que criassem algo com suporte em materiais que conseguissem encontrar à sua volta. No site da galeria e no Artsy, plataforma de divulgação de arte contemporânea, será possível visitar a exposição até ao dia 13 de junho e, inclusive, requisitar o catálogo. 

“Os artistas são primeiro e acima de tudo pessoas”, lê-se no texto curatorial disponível no site da Underdogs. Este conceito serve, na verdade, de base à exposição que reúne alguns dos artistas já conhecidos e associados à galeria, e é por isso que se recorda que também os artistas “têm necessidades e desejos (…) como toda a gente”. Ainda assim, seja consciente ou inconscientemente, direta ou indiretamente, os artistas “são também responsáveis pelo registo dos tempos em que vivem” — e foi por isso que aceitaram o desafio. 

No mesmo comunicado a galeria reforça a importância de “juntar pessoas” e refere que hoje, mais do que nunca, “é crucial manter o sentido de comunidade, para garantir apoio e conforto durante este novo capítulo na nossa experiência humana partilhada”. Esta exposição, referem ainda, “consiste numa reflexão do tempo presente vista pelos diversos, criativos olhos dos artistas”. 

Recentemente a galeria lançou também Pentimento, uma monografia que celebra os 20 anos de carreira de Vhils, sobre a qual te falámos na semana passada e que podes recordar aqui. Na próxima quarta, Pauline Foessel, co-diretora da Underdogs, junta-se à Conversa Central do Gerador sobre “Os novos desafios da arte urbana”, com Bordalo II e Vanessa Teodoro. Sobre esta conversa, podes encontrar mais informações aqui

Texto de Carolina Franco
Imagem disponível via Underdogs
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.