Lembra-se do consumo cultural que fez nos últimos 6 meses? Tem noção se viu um filme, se leu um livro, foi a uma exposição ou a um espectáculo de teatro? Fomos perceber junto dos portugueses qual o consumo cultural do último semestre e chegámos a conclusões interessantes.

Em primeiro lugar, mais de 80% dos entrevistados viu um filme nos últimos 6 meses, enquanto que menos de 1 em 2 foi visitar um monumento ou um museu ou assistir a um concerto ou uma exposição ou um espectáculo de teatro.

Percentagem de inquiridos que viu um filme, leu um livro, foi a um monumento, foi a um concerto, foi a um museu, foi a uma exposição e viu um espectáculo de teatro

 

Em média, o Interior Norte e o Sul e Ilhas têm um consumo cultural mais reduzido do que as restantes regiões do país, principalmente quando se compara com as duas metrópoles.

Com os filmes a terem um nível de consumo perto dos 100% para os jovens e os concertos acima dos 50%, os restantes segmentos etários parecem diminuir o interesse por este tipo de consumo. Existem, ainda, algumas diferenças significativas no comportamento entre os dois géneros, com destaque para a diferença 14 pontos percentuais na leitura, a favor do género feminino.

Percentagem de inquiridos que viu um filme, leu um livro, foi a um monumento, foi a um concerto, foi a um museu, foi a uma exposição e viu um espectáculo de teatro

 

Sabe tudo sobre estes dados e sobre o Barómetro Gerador Qmetrics aqui.

O Barómetro Gerador Qmetrics pretende fornecer ferramentas para apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. E quer pôr todos os portugueses a reflectir sobre a importância da cultura para a sociedade.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal. Nesta primeira edição foram feitas 1.192 entrevistas telefónicas numa amostra aleatória estratificada por região, sexo e escalão etário. A amostra é representativa do universo de indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas, com idade igual ou superior a 15 anos. As entrevistas foram realizadas entre 8 de março e 6 de maio de 2019.
Os resultados apresentados no relatório Barómetro Gerador Qmetrics têm um nível de confiança de 95%. A margem de erro para uma escala de 1 a 10 é de 0,16 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,8 pontos percentuais.