Para percebermos o valor que os portugueses dão à cultura, fomos avaliar a importância que lhe atribuem em comparação com um série de outros sectores relevantes da sociedade. Avaliámos estas dimensões:
Saúde
Educação
Ambiente
Segurança
Ciência
Cultura
Justiça
Defesa Nacional
Entretenimento
Jornalismo

Globalmente, a Saúde surge como o sector mais relevante, seguida de perto pela Educação. Aliás, a Educação é considerada a dimensão mais importante para algumas regiões, como o Litoral Centro do país ou o Sul e Ilhas, e também toma a liderança quando analisamos apenas os resultados dos jovens entre os 15 e os 24 anos.

Sectores importantes para a Sociedade | Escala de 1 a 10, em que 1 significa Nada Importante e 10 significa Muito Importante | Gr Lx: Grande Lisboa | Gr Px: Grande Porto | Lit Nt: Litoral Norte | Int Nt: Interior Norte | Lit Ct: Litoral Centro | A ordem de importância está assinalada a vermelho

 

A cultura assume o 6º posto, fazendo parte de um conjunto de 3 dimensões avaliadas de forma muito semelhante, juntamente com a Ciência e a Justiça. Se analisarmos apenas as respostas dos portugueses com mais de 64 anos, a cultura passa para 4º lugar.

Sectores importantes para a Sociedade | Escala de 1 a 10, em que 1 significa Nada Importante e 10 significa Muito Importante | Segmentos etários | A ordem de importância está assinalada a vermelho

 

Destaque, ainda, para o jornalismo que ocupa, quase sempre, a última posição, abaixo do entretenimento. São as pessoas até aos 44 anos que pior avaliam o jornalismo, com valores abaixo dos 7,5 na escala de 1 a 10.

Sabe tudo sobre estes dados e sobre o Barómetro Gerador Qmetrics aqui.

O Barómetro Gerador Qmetrics pretende fornecer ferramentas para apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. E quer pôr todos os portugueses a reflectir sobre a importância da cultura para a sociedade.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal. Nesta primeira edição foram feitas 1.192 entrevistas telefónicas numa amostra aleatória estratificada por região, sexo e escalão etário. A amostra é representativa do universo de indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas, com idade igual ou superior a 15 anos. As entrevistas foram realizadas entre 8 de março e 6 de maio de 2019.
Os resultados apresentados no relatório Barómetro Gerador Qmetrics têm um nível de confiança de 95%. A margem de erro para uma escala de 1 a 10 é de 0,16 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,8 pontos percentuais.