A renovação da exposição de longa duração do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, dá lugar a “Bordalo em Trânsito”, de 9 de julho de 2021 a 30 de novembro de 2022. Nesta exposição é celebrada a sátira e o humor característicos do artista, num percurso biográfico pelos temas da sua obra.

Organizada em três núcleos, Bordalo ao espelhoZé Povinho, Identidade e Política e Bordalo à Mesa, a exposição durará aproximadamente um ano, até à inauguração na nova exposição permanente do Museu Bordalo Pinheiro.

“Bordalo em Trânsito” @Manuel Rodrigues Levita

No núcleo Bordalo ao espelho, o autorretrato é o motivo para explorar a figura icónica do artista e um convite “ao riso e ao espanto”, questionando “quantos Bordalos cabem num Bordalo só?” Em Zé Povinho, Identidade e Política, visitamos a principal personagem de Bordalo, Zé Povinho, em representação do povo português, que soma perto de 150 anos desde a sua criação. No terceiro núcleo, Bordalo à Mesa celebra os alimentos e a gastronomia com as características peças de cerâmica.

A exposição ocupa a Galeria do Museu Bordalo Pinheiro entre 9 de julho de 2021 a 30 de novembro de 2022, celebrando um dos mais icónicos artistas portugueses.

Local: Museu Bordalo Pinheiro

Horário: 9 de julho de 2021 a 30 de novembro de 2022, das 10h às 18h, de terça-feira a domingo

Preço: Para marcações através do email bilheteira@museubordalopinheiro.pt

Fotografias de Manuel Rodrigues Levita