Entre 3 e 24 de julho, a exposição das obras de José Gravina, intitulada “Além da Paixão”, ocupa a Galeria de Arte PASSEVITE, em Lisboa. As pinturas retratam uma viagem pelas estações da Via Sacra, com referências aos personagens que interpelam a narrativa e provocando inquietação ao próprio visitante.

“Os rostos assemelham-se, também, àqueles que apenas tocamos virtualmente nos ecrãs dos telemóveis, neste confinamento pandémico e distópico que atravessamos, e que aparecem e desaparecem ao sabor da disponibilidade da rede, por vezes de acesso tão difícil como os das imagens mentais.” É assim que se caracterizam as pinturas de José Gravina, na exposição em nome próprio na Galeria de Arte PASSEVITE. Nesta espécie de visita ao Calvário, pelas Estações da Via Sacra, o pintor refere-se em concreto à passagem, numa tradução livre, de «Eli, Eli, lamá sabactâni», “Pai porque me abandonaste?”.

O conjunto de pinturas pode ser visitado até 24 de julho, na galeria e atelier independente PASSEVITE. Este espaço, fundado em 2014, permite criar um lugar de reflexão, formação, e experimentação de expressões artísticas, da pintura às artes performativas, workshops, cinema, fotografia, entre outras iniciativas culturais.

Local: PASSEVITE Galeria de Arte, Lisboa

Horário: 3 a 24 de julho de 2021

Preço: Entrada Gratuita

Fotografia disponível na página de Facebook PASSEVITE