fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Coleção da FLAD reunida em Festa.Fúria.Femina., no MAAT

Inaugura hoje, 22 de setembro, Festa.Fúria.Femina, a exposição com curadoria de Sandra Vieira Jürgens e…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Inaugura hoje, 22 de setembro, Festa.Fúria.Femina, a exposição com curadoria de Sandra Vieira Jürgens e António Pinto Ribeiro que se propõe a olhar para a coleção da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. São mais de 1000 obras de 61 artistas a integrar esta exposição, para ver no MAAT até 25 de janeiro.

Dividia em três eixos, Festa.Fúria.Femina celebra os 35 anos da FLAD e o retomar do investimento na coleção de arte contemporânea começada por Manuel Castro Caldas em 1986, o ano em que Portugal entrava para a Comunidade Económica Europeia (CEE). No final de 2019, pela curadoria atenta de António Pinto Ribeiro, retomou-se a política de aquisições.

O acervo integra desenho, pintura, fotografia e escultura e reúne membros de diferentes gerações da pintura portuguesa. Podes saber mais sobre esta exposição, aqui

Local: MAAT, em Lisboa

Horário: No horário de funcionamento do MAAT e da Central Tejo
Preço: A confirmar na bilheteira do MAAT, aqui
Obra de José Pedro Croft / Fotografia de @João Neves

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Outubro 2021

“Hergé”: recorda-se o autor de Tintim em documentos, recordações e memórias na Gulbenkian

16 Setembro 2021

Hot Clube de Portugal mostra as histórias d’ O Jazz na Banda Desenhada

24 Agosto 2021

“JÁ em Alvalade”: exposição decorre até 31 de agosto

16 Agosto 2021

Dali & Música Contemporânea, o melhor de dois mundos na pele de “A Divina Comédia”

27 Julho 2021

“Bordalo em Trânsito”: exposição revisita temas bordalianos, da política à tradição

26 Julho 2021

“Livros de Artista de Artistas Mulheres”, uma coleção que reflete a criação artística nacional

22 Julho 2021

Paisagens da Madeira: “On the (im)permanence of the (is)land”, no Teatro Municipal Baltazar Dias

12 Julho 2021

Exposição de Bárbara R.: crescem montanhas de lã na Ó Galeria do Porto

7 Julho 2021

Pinturas de José Grazina vão para “Além da Paixão”, na Galeria de Arte PASSEVITE

6 Julho 2021

Galeria Santa Maria Maior recebe exposição “Ante.Visão”: tributo ao surrealista Cruzeiro Seixas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0