fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Constructo Constritor: Pânico

A ansiedade é amiga do criador. Qualquer artista ou criador que se preze tem F.O.M.O….

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A ansiedade é amiga do criador. Qualquer artista ou criador que se preze tem F.O.M.O. (Fear of Missing Out) vive em V.U.C.A. (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity). Edward Munch fez um autorretrato da sua própria alma, quando pintou O Grito, expondo uma profunda crise existencial e mental.

A arte é feita para ser vista. Das mais diversas formas, das mais diferentes maneiras.

A redução de toda a arte e manifestação cultural ao formato de um ecrã é um facto inédito. Nunca antes existiu esta impossibilidade de contacto físico com a arte.

Nunca como antes a arte foi tão importante.

Ao ser constantemente mediatizada dá-se, quer queiramos quer não, um processo de afastamento e desmaterialização. O simples facto de não podermos contactar com ela nas suas mais diversas formas, predominantemente materiais, táteis, palpáveis, sensoriais transforma o objeto artístico num artefacto valiosíssimo pela sua capacidade de ativar a reflexão, de distender o tempo e de permitir o sentimento.

Num tempo de permanente assédio informativo, de confusão entre notícias e conceitos, entre apelos e ideologias, entre verdades e mentiras, temos de nos proteger da estupidez da mesma forma que nos protegemos do vírus.

E a arte com estratégias de libertação.

Este novo pânico não é bem a boa ansiedade criativa ou existencial. É um pânico silencioso, que se acomoda aos pequenos espaços, onde encaixamos agora a vida. É um pânico que nos põe num estado de permanente mediação tecnológica e interação social.

Coisas que anteriormente até considerávamos contraditórias com a fruição de arte. O ecrã está lá entre nós e o objeto artístico, está a qualidade da captação e de transmissão, estão os mecanismos de interação social.

Mas está lá também uma vontade estranha. Vemos agora uma arte que tenta dominar o meio, explorá-lo, provocá-lo e ao seu eterno efeito sobre a mensagem. Uma arte que faz da manipulação e instrumentalização deste meio menos material a arma para que a sua compreensão se emancipe do espartilho da veiculação.

E está lá também na sua mais profunda missão. A de combater o medo.

*Esta é uma crónica do Pedro Pires, inicialmente publicada na Revista Gerador de julho.

-Sobre o Pedro Pires-

É CCO/CEO da Solid Dogma. O que quer dizer que é criativo, mas que também tem outro tipo de responsabilidades enquanto não aparecem outras pessoas que façam melhor o serviço. É o autor da crónica «Constructo Constritor» na Revista Gerador.

Texto de Pedro Pires
Fotografia de Diana Mendes

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Março 2024

Maternidades

28 Fevereiro 2024

Crise climática – votar não chega

25 Fevereiro 2024

Arquivos privados em Portugal: uma realidade negligenciada

21 Fevereiro 2024

Cristina Branco: da música por engomar

31 Janeiro 2024

Cultura e artes em 2024: as questões essenciais

18 Janeiro 2024

Disco Riscado: Caldo de números à moda nacional

17 Janeiro 2024

O resto é silêncio (revisitando Bernardo Sassetti)

10 Janeiro 2024

O country queer de Orville Peck

29 Dezembro 2023

Na terra dos sonhos mora um piano que afina com a voz de Jorge Palma

25 Dezembro 2023

Dos limites do humor

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0