fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

De Mãos Dadas: Dia Mundial da Oliveira

Aprovado por unanimidade em 2019 pela UNESCO, o Dia Mundial da Oliveira celebra-se anualmente a 26 de novembro e, não só comemora a planta arbórea mais extendida no mundo, como também os símbolos que encarna: paz, sabedoria e harmonia.

Segundo a UNESCO, a oliveira é um elemento fundamental da paisagem de toda a Península Ibérica, que conta com mais do 60%  do cultivo de oliveira da União Europeia, e contribui para o desenvolvimento económico e social sustentável das comunidades rurais. Tem sido um elemento de unidade e diversidade de todas as culturas, trascendendo fronteiras e permitindo frutíferos intercâmbios entre os povos. No entanto, o “mar de olivos” de Jaén é, desde este ano, candidato a Património Mundial. Aliás, Portugal conta com o olivo mais velho da Europa, localizado em Mouchão, com 3.350 anos.

Chegada à Península da mão dos comerciantes fenícios, a presença da oliveira condiciona até a própria toponímia do território, com cidades como La Oliva, Olivença, Oliva de la Frontera, ou o Monasterio de la Oliva, em Espanha, e a freguesia de Santa Maria dos Olivais de Lisboa ou Oliveira de Azeméis, em Portugal. Também influi na patronímica sendo habitual encontrar nos nossos países apelidos como Oliveira em Portugal ou Olivares em Espanha.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2021. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap