De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. Hoje, 8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo, destaca-se no âmbito deste projeto, a Cidade Romana de Ammaia.

A cidade romana de Ammaia está localizada no Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Marvão, Alentejo, e é um dos espaços arqueológicos mais importantes do Portugal Romano.

As suas ruínas foram classificadas como Monumento Nacional em 1949 mas estiveram abandonadas até finais de 1994. Desde aí, altura em que surgiu a Fundação Cidade de Ammaia, começaram a desenvolver-se esforços para estudar e preservar este espaço.

Neste contexto, desenvolve-se desde 2017 o Projeto “Lusitania. Investigação e Projeto Arqueológico na Cidade Romana de Ammaia”, no qual a Fundação de Estudos Romanos, em colaboração com o Museu Nacional de Arte Romana em Espanha, concorreram a financiamentos para o desenvolvimento de Projetos Arqueológicos no Exterior, financiadas pelo Ministério da Cultura e Desporto de Espanha.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado, também, no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Embaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Priscilla Ballarin

ammaia-ep-colab-gerador