fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Disco Riscado: É preciso ver o cubo para não ficarmos quadrados

Todos sabemos que um cubo tem seis faces. Contudo, apenas temos a capacidade de ver,…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Todos sabemos que um cubo tem seis faces. Contudo, apenas temos a capacidade de ver, no máximo, três faces de cada vez. Necessitamos de o mover, de sair do nosso lugar para perceber o todo. O conhecimento permite-nos atingir o que não vemos e testemunhamos. Nos lugares da cultura, deveríamos ver os vários lados do cubo, deveríamos aceder ao olhar do outro.

A empatia é essencial para o desenvolvimento equilibrado da nossa sociedade. Nas dinâmicas diárias, é muito natural que nos concentremos nos nossos problemas e circunstâncias. A vida dos outros parece-nos muito distante e a iminência do trabalho diário não nos permite tempo para a reflexão. Da televisão, pretendemos ver imagens que adormeçam o cérebro e, das redes sociais, apenas queremos dizer coisas ao mundo. Já não procuramos a razão da nossa existência, mas queremos saber quem são os responsáveis pelos nossos problemas. Não nos importamos que estes não sejam resolvidos, desde que não tenhamos que assumir a sua responsabilidade.

Neste vaivém diário do não-questionamento, da luta alienada pela sobrevivência e da inversão das prioridades, acredito que os lugares da cultura devem ser lugares de abrandamento. Devem ser os templos do pensar por pensar, os lugares do verdadeiro encontro e da reflexão. Mais do que nunca, museus, bibliotecas e auditórios são essenciais para podermos criar espaço para os processos de empatia. Um centro cultural deverá ser um espaço com tempo lá dentro. Necessitamos de programas que nos provoquem e desafiem a olhar o diferente e acreditar na diferença como a única possibilidade de ver os outros lados do cubo. Necessitamos de mais espaços culturais que apostem nos encontros da diversidade. Verdadeiros espaços públicos, espaços cúbicos com faces opostas, com arestas confluentes e com vértices mobilizadores.

*Esta é uma crónica do Luís Sousa Ferreira, inicialmente publicada na Revista Gerador de janeiro.

-Sobre o Luís Sousa Ferreira-

Formado em design industrial, é o diretor do 23 Milhas e fundador e diretor artístico do festival Bons Sons. Não acredita que a cultura em Portugal precise de uma revolução, mas sim de uma mudança de prisma. É o autor da crónica «Disco Riscado» na Revista Gerador.

Texto de Luís Sousa Ferreira
Fotografia de Raul Pinto

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Março 2024

Maternidades

28 Fevereiro 2024

Crise climática – votar não chega

25 Fevereiro 2024

Arquivos privados em Portugal: uma realidade negligenciada

21 Fevereiro 2024

Cristina Branco: da música por engomar

31 Janeiro 2024

Cultura e artes em 2024: as questões essenciais

18 Janeiro 2024

Disco Riscado: Caldo de números à moda nacional

17 Janeiro 2024

O resto é silêncio (revisitando Bernardo Sassetti)

10 Janeiro 2024

O country queer de Orville Peck

29 Dezembro 2023

Na terra dos sonhos mora um piano que afina com a voz de Jorge Palma

25 Dezembro 2023

Dos limites do humor

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0