fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Disco Riscado: Novos media e a salsicha vegetariana

*Esta é uma crónica do Luís Sousa Ferreira, inicialmente publicada na Revista Gerador de junho. Teremos percebido…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

*Esta é uma crónica do Luís Sousa Ferreira, inicialmente publicada na Revista Gerador de junho.

Teremos percebido o potencial dos novos media para a criação e difusão de projetos culturais?

Com o mundo inteiro confinado em casa, sem os tradicionais modelos de prática e usufruto cultural, os artistas foram os primeiros a inundar as redes sociais de festas e festivais, sem técnica, mas com muito boa vontade. Logo a seguir vieram as estruturas culturais. Atualizaram os seus sites e abriram os arquivos às pessoas de hoje.

É interessante perceber que estes movimentos só têm demonstrado como, nas últimas décadas, temos desvalorizado o território digital. Os conteúdos lançados não estão talhados para os condicionalismos e potencialidades da Internet. São uma transposição seca e direta do gravado. Fazem lembrar as tentativas de passar o imaginário do teatro para a televisão.

Os novos media (que de novos já têm pouco) exigem ritmos, durações e captações muito diferentes. A proximidade que temos dos dispositivos, a relação unilateral, a sua dinâmica – que potencia a utilização de multiplataformas e um olhar sistémico sobre o conteúdo – e as infinitas possibilidades da criação virtual, são alguns dos elementos que devem ser considerados na criação e partilha de conteúdos para a Internet. Apesar de estarmos a viver circunstâncias muito específicas, os novos media vão deixar de ser apenas um meio e, em muitas circunstâncias, vão ser o fim em si mesmo.

A Internet não vai substituir o teatro, tal como a televisão e o cinema também não o fizeram. Contudo, as estruturas culturais terão de se reestruturar para conseguir dar resposta às novas linguagens, mas também à criação de conteúdos. Acredito nas linguagens mistas e estou certo de que uma relação mais profunda poderá potenciar também as dinâmicas pré- e pós-espetáculo, o envolvimento de novos públicos, a criação de diferentes níveis de entendimento e a disponibilização de arquivos vivos.

A partir do momento em que perdermos a obsessão por querer criar uma salsicha vegetariana, faremos pratos fantásticos, com sentido, e autónomos dos formatos tradicionais.

-Sobre o Luís Sousa Ferreira-

Formado em design industrial, é o diretor do 23 Milhas e fundador do festival Bons Sons. Não acredita que a cultura em Portugal precise de uma revolução, mas sim de uma mudança de prisma. É o autor da crónica «Disco Riscado» na Revista Gerador.

Texto de Luís Sousa Ferreira
Fotografia de Raul Pinto

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Março 2024

Maternidades

28 Fevereiro 2024

Crise climática – votar não chega

25 Fevereiro 2024

Arquivos privados em Portugal: uma realidade negligenciada

21 Fevereiro 2024

Cristina Branco: da música por engomar

31 Janeiro 2024

Cultura e artes em 2024: as questões essenciais

18 Janeiro 2024

Disco Riscado: Caldo de números à moda nacional

17 Janeiro 2024

O resto é silêncio (revisitando Bernardo Sassetti)

10 Janeiro 2024

O country queer de Orville Peck

29 Dezembro 2023

Na terra dos sonhos mora um piano que afina com a voz de Jorge Palma

25 Dezembro 2023

Dos limites do humor

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0