fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Disco Riscado: Tomar parte livremente

*Esta é uma crónica do Luís Sousa Ferreira, inicialmente publicada na Revista Gerador de fevereiro de 2021….

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

*Esta é uma crónica do Luís Sousa Ferreira, inicialmente publicada na Revista Gerador de fevereiro de 2021.

Escrevo em plena campanha eleitoral para a Presidência da República, onde percebo que a cultura não é tema para os debates das presidenciais. Sim, parece que a cultura, a matéria pela qual se caracterizam e baseiam os Estados, não tem qualquer relevância para as televisões e, salvo poucas exceções, é tema de pouco interesse para os candidatos.

Os olhares, as necessidades e os princípios da política executiva, bem como os respetivos tempos eleitorais, não são coincidentes com os processos culturais. Existem responsabilidades políticas na cultura, como existem na educação e na saúde, por exemplo. Contudo, são evidentes as diferenças de tratamento do primeiro perante os seguintes. Temos muita política onde esta já não deveria existir e pouca quando ela seria estratégica.

Considero a cultura um bem essencial. Um bem que nos define, nos desafia, cria pensamento, desperta a curiosidade, cria espaço público, confere identidade e sentimento de pertença. Vejo a cultura como uma plataforma sistémica que resulta de vários fatores e atividades, sejam elas mais artísticas, patrimoniais, gastronómicas, festivas, entre muitas outras. Vejo a cultura como um princípio semelhante ao da agricultura. Como uma ação de cultivo que cria transformação nos indivíduos e nas sociedades. A cultura cria sentidos, que estão consagrados na Constituição e expressos na Carta dos Direitos Humanos.

Acredito na cultura popular e defendo espaço para a cultura participativa, inclusiva e diversa. Defendo um lugar artístico para a cultura popular e a sua devida apropriação pelas suas comunidades. Entre uma cultura popular adormecida e a cultura de massas vazia de território e identidade, estamos a empobrecer e a esvaziar o nosso país da liberdade de escolha. Liberdade de escolha e participação expressa no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de beneficiar das artes e de participar no processo científico e dos seus benefícios".

-Sobre o Luís Sousa Ferreira-

Formado em design industrial, é o diretor do 23 Milhas e fundador do festival Bons Sons. Não acredita que a cultura em Portugal precise de uma revolução, mas sim de uma mudança de prisma. É o autor da crónica «Disco Riscado» na Revista Gerador.

Texto de Luís Sousa Ferreira
Fotografia de Raul Pinto

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Março 2024

Maternidades

28 Fevereiro 2024

Crise climática – votar não chega

25 Fevereiro 2024

Arquivos privados em Portugal: uma realidade negligenciada

21 Fevereiro 2024

Cristina Branco: da música por engomar

31 Janeiro 2024

Cultura e artes em 2024: as questões essenciais

18 Janeiro 2024

Disco Riscado: Caldo de números à moda nacional

17 Janeiro 2024

O resto é silêncio (revisitando Bernardo Sassetti)

10 Janeiro 2024

O country queer de Orville Peck

29 Dezembro 2023

Na terra dos sonhos mora um piano que afina com a voz de Jorge Palma

25 Dezembro 2023

Dos limites do humor

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0