fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Duetos em direto | Carlota Rodrigues e Grutera

Desafíamos a bailarina Carlota Rodrigues e o artista Grutera a unirem forças e apresentarem uma performance em que a…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Desafíamos a bailarina Carlota Rodrigues e o artista Grutera a unirem forças e apresentarem uma performance em que a dança e a música surgem de mão dada, à distância. Depois deste dueto explicam o processo de criação do momento em direto e respondem a eventuais questões do público.

Reage ao vídeo já aqui em baixo ;-)
[wpreactions sgc_id="13"]

Quando o vídeo do dueto terminar podes ainda juntar-te aos artistas numa conversa em direto no nosso canal de youtube. Basta clicares aqui e pelas 18h44 vais poder colocar questões à bailarina e ao músico e perceber melhor o processo de criação deste vídeo. Aproveita ainda para subscrever o nosso canal de youtube e seguir de perto todas as nossas loucuras.

Um bilhete para a cultura

Cultura para matar o bicho é uma iniciativa do Gerador que promete levar, diariamente, um conjunto de momentos culturais até tua casa, promovendo as mais diversas áreas, entidades e pessoas ligadas à cultura portuguesa.

Todas as iniciativas culturais diárias que estamos a fazer no nosso site são gratuitas para o público mas remuneradas para os artistas que nelas participam. Apoia-nos e contribui para que continuemos a levar a cultura portuguesa a todos, através do donativo que podes fazer já aqui do lado esquerdo :-)

Se gostas destas iniciativas fica por aqui, o resto da semana está também recheado de cultura aqui no nosso site. Desde duetos em direto com artistas de áreas culturais diferentes, passando por mesclas ao vivo, a leituras encenadas sempre às quintas-feiras, até a workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Descobre aqui o nosso plano semanal para levar a cultura a casa de todos. E sabe mais sobre o compromisso do Gerador para os próximos tempos aqui.

Carlota Rodrigues iniciou os seus estudos em dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Dos 16 anos aos 20 termina a sua formação como bailarina profissional no Bolshoi Ballet Academy em Moscovo, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalha desde 2017 com a Companhia Instável, participa em “Cisnografia” no Teatro Sao luiz, em produções do Teatro Nacional de São Carlos como “Capoletti e Montequie”, e no “Dom Quixote” com a Companhia Nacional de Bailado e, desde 2019, trabalha com o Projeto Dança em Diálogos, dançando as peças “Tudo quanto vi…” e “O Primo Basílio”, recentemente apresentado em Nova Iorque.

Guilherme Efe começou a tocar em bandas de metal, mas descobre que tocar guitarra clássica, à sua maneira, pouco ortodoxa, é a coisa mais simples e fácil que já alguma vez aprendeu a fazer. Em 2012 grava Palavras Gastas e entra para os Novos Talentos FNAC, um álbum que, hoje em dia, o envergonha. Em 2013 grava O Passado Volta Sempre no Mosteiro de Cós, um álbum que hoje em dia, o envergonha, mas menos do que o primeiro. Em 2015 grava Sur Lie na Herdade do Esporão, um álbum que hoje em dia, o envergonha, mas menos do que o segundo. Em 2020 lança um novo disco, Aconteceu, um disco sobre o que aconteceu nos últimos 5 anos. Espera que este não o envergonhe.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Janeiro 2021

Duetos com Xinobi e Manuel Lino

17 Dezembro 2020

Duetos com Ana Vilela da Costa e João Cabrita

3 Dezembro 2020

Duetos com Ýli e Manuel Brásio

19 Novembro 2020

Duetos com Margarida Montenÿ e Pedro Branco

5 Novembro 2020

Duetos | Moullinex e Machine Learning

22 Outubro 2020

Duetos com Da Chick e Nelsoniq

8 Outubro 2020

Duetos com Huesos del Niño e Samir Noorali

24 Setembro 2020

Duetos | Bernardo Tinoco e Poeta da Cidade

10 Setembro 2020

Duetos em Direto | José Pedro Pinto e Pedro Baptista

27 Agosto 2020

Duetos em direto | Rita Stereo Martins e Vasco Pimentel

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0