Entre os dias 31 de maio e 1 de junho o Encontro de Tocadores Entre Margens enche os recantos de Caminha com música tradicional portuguesa, juntando gerações distintas. A aprendizagem de música sem pautas, daqueles que sabem “tocar de ouvido” celebra-se com oficinas, palestras, concertos e bailes, e ainda uma feira de construtores de instrumentos e editoras musicais. 

O repertório do encontro passa maioritariamente pela música tradicional oriunda do Minho e de Galiza, mas a ideia é que se partilhe conhecimentos, técnicas e referências. Ainda que comece apenas no dia 31 de maio, o Encontro de Tocadores inicia os dias de festejo em comunidade na quinta-feira, dia 30 de maio, com o concerto de Sergio Mirra Trio e Pan de Capazo, na Praça do Relógio em A Guarda. 

O plano das festas é diversificado e é da responsabilidade da Pé de Xumbo, a Associação para a Promoção da Música e Dança que nasceu em 1998 para dar enquadramento legal à realização do Festival Andanças. Este evento surge na sequência de outros semelhantes, nomeadamente o “Encontro de Tocadores de Música Tradicional” em Nisa, e o “Tocar de Ouvido” em Évora. Desde 2014 que o Encontro de Tocadores acontece em Caminha, integrado nos eventos Entre Margens.

Sabe mais sobre o Encontro de Tocadores e inscreve-te nesta edição, aqui

Local: Caminha

Data e hora: Entre 31 de maio e 1 de junho, em diferentes horários a confirmar no plano

Preço: 15€

Fotografia de Encontro de Tocadores

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.