O Conselho Cultural da Embaixada de Espanha associou-se, em Portugal, ao Gerador para fazer do programa VENTANA da AECID, que pretende promover a internacionalização de criadores e indústria cultural espanhola, uma porta de entrada para os criadores portugueses, através da criação de conteúdos digitais na área da cultura.

Assim nasceu o novo EP COLAB 2020, que pretende transformar-se num laboratório de ideias para artistas e entidades portuguesas e espanholas, aproveitando o potencial das plataformas digitais para multiplicar e enriquecer a criação de redes, a coprodução e colaboração entre os criadores, atores culturais e instituições de Espanha, Portugal e até do resto do mundo.

A apresentação do EP COLAB 2020 aconteceu no dia 15 de Outubro pelas 17h00, com uma apresentação online no site do Gerador e do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha a cargo de Guzmán Ignacio Palacios Fernández, Diretor de Relações Culturais e Científicas da AECID e Marta Betanzos Roig, Embaixadora de Espanha em Portugal.

Logo após a apresentação, seguiu-se uma mesa redonda onde se analisou as relações culturais hispano-portuguesas, com a presença da embaixadora de Espanha, dos Chefs Hugo Brito e Camila Ferraro e de um jornalista do Gerador.

Assiste à conversa aqui:

Logo após o anúncio público, será transmitida uma das primeiras atividades deste programa, a Batalha Gastronómica protagonizada pelo Chef Hugo Brito, do prestigiado restaurante Boi-Cavalo, em Alfama (Lisboa), e pela Chef Camila Ferraro, do restaurante sevilhano Sobretablas, a primeira mulher vencedora do Prémio Cozinheiro Revelação do Madrid Fúsion. Nesta batalha o chef português reinterpreta um prato tradicional espanhol, e a chef espanhola um prato da gastronomia portuguesa. 

Sabe mais sobre o EP COLAB 2020 aqui.

ep-colab-apresentacao