No âmbito da MOSTRA Espanha, festival bienal de cultura espanhola que regressou em setembro com a sua 7ª edição, vais poder assistir a uma conversa, no dia 4 de novembro, que junta o diretor artístico Ignacio García, o gestor cultural Tito Rodríguez e a curadora Verónica de Mello no site Gerador.

Ignacio García dirige a Fundação Almagro International Classical Theatre Festival desde janeiro de 2018. É formado em Direção de Teatro pela Royal High School de Arte Dramática de Madrid e dirigiu espetáculos teatrais em palcos, festivais e companhias nacionais e internacionais. No campo lírico encenou mais de 30 títulos do repertório universal e foi vinculado à Direção Artística do Teatro Espanhol de Madrid. Colaborou, entre muitos outros, com o Gran Teatro Nacional de Perú, o Teatro Nacional de Bogotá ou com a Companhia Nacional de Teatro de México.

Tito Rodríguez é Diretor de Políticas de Marketing do Instituto de Cinematografia e Artes Audiovisuais de Espanha. Já trabalhou na organização de mais de 25 edições de festivais de cinema e eventos em Espanha e na Holanda, desempenhando, entre outras, as funções de Chefe de Comunicação e Publicações do Holland Film Meeting e assessoria de imprensa e gestão de convidados no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR). Além disso, tem colaborado como membro da comissão organizadora da mostra bienal de cinema espanhol e português Festiberian.

Verónica de Mello desenvolve, desde 2008, um trabalho curatorial e de investigação para o ProjectoMAP, tendo ganho duas vezes o apoio da DGartes, e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Com a co-criação da Agência Internacional de Arte Contemporânea, REDE em 2014, desenvolveu vários projetos curatoriais e eventos culturais, tais como "Portugal Tropical" em Miami (2015), a curadoria da exposição "Los Carpinteros" em Carpintarias de São Lázaro, Lisboa, e a produção da exposição Sombras de Alfred Jaar no mesmo espaço.

O programa EP COLAB 2020, promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Embaixada de Espanha em Portugal e o Gerador, é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.