Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Insties Gerador 2021: uma noite de prémios e saudade

Num formato atípico e com o tema “saudade das coisas simples”, a gala dos Insties…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Num formato atípico e com o tema "saudade das coisas simples", a gala dos Insties Gerador 2021 lembrou-nos dos artistas que não podemos deixar passar em 2021, de como a pandemia nos aproximou de uma forma diferente e ainda do papel de Bruno Nogueira, Dr. Bayard e da Comunidade Cultura e Arte nesta rede social.

Todos os anos os prémios Insties Gerador celebram a criatividade de quem produz conteúdos para o Instagram. Este ano, os nomeados foram anunciados no dia 14 de janeiro e, devido ao contexto pandémico que vivemos, a gala Insties Gerador 2021 aconteceu no dia 13 de março, num formato totalmente digital, através do Instagram, com direito a um filtro próprio @instiesgerador.

Como habitual, o elenco de jurados dos Prémios Insties Gerador 2021 foi composto por entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, o espaço de criação, performance e exposição de Braga, gnration, e as instituições de ensino Ar.Co e ESAD das Caldas da Rainha. Este ano, a gala foi apresentada pela Joana Barrios que entregou 9 prémios nas categorias de, Melhor InstagrammerMelhor MuralMelhor FotoInstagrammer a Seguir em 2021Melhor ArteMelhor Conteúdo NacionalMelhor RetratoMelhor Foto CriativaMelhor Foto Minimalista e ainda, três menções honrosas para Melhor Marca no Instagram, Melhor Entidade Cultural e Perfil com Melhores Histórias. Alguns autores da cultura portuguesa juntaram-se também à gala para revelar o vencedor de cada categoria: Inês Lopes GonçalvesCifrãoAna Brito e CunhaBeatriz GostaNoiservSoraia TavaresBenjamimMariana Norton e ainda Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, que é, pelo segundo ano consecutivo, a anfitriã da Gala Insties Gerador.

Joana Barrios

A noite começou pelas 21h no Instagram @gerador.eu, com uma passadeira vermelha apresentada por André Imenso que recebeu e foi conversando com convidados que foram chegando ao grande evento online.

Pelas 21h30 Joana Barrios iniciou a gala no Instagram @instiesgerador frisando a importância desta rede para estreitar a distância que temos vivido. Entre as saudades das coisas simples do quotidiano, ao pisar dos palcos, todos os artistas convidados falaram de saudade, a palavra do ano de 2020.

André Imenso

Os vencedores deste ano, para além do habitual prémio entregue em todas as galas, receberam também duas noites num Hotel Selina à escolha.

Os vencedores, por categoria, dos Insties Gerador 2021 são:

  • Melhor Foto Minimalista, apresentada por Mariana Norton: @zeluisbelo;
  • Melhor Foto Criativa, apresentada por Benjamim: @josemacedo;
  • Melhor Conteúdo Nacional, apresentado por Ana Brito e Cunha: @fabiomluz;
  • Melhor Retrato, apresentado por Soraia Tavares: @evapassos;
  • Melhor Arte, apresentada por Inês Lopes Gonçalves: @marcelo_bury;
  • Melhor Foto, apresentada por Noiserv: @alex_cabral02;
  • Instagrammer a seguir em 2021, apresentado por Cifrão: @lcbphotos
  • Melhor Mural, apresentado por Beatriz Gosta: @rubenmarrocos;
  • Melhor Instagrammer, apresentado pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros: @morfeum

Os vencedores da Menção Honrosa do Insties Gerador 2021 são:

Joana Barrios nos seus múltiplos cenários ao longo da gala

Este ano o festejo de cada vencedor fez-se num direto e o encerramento da gala não foi num espaço com música e abraços. Foi feito no espaço de cada um, uns com família, outros sozinhos. E, quando o direto se desligou, é possível que a urgência de "desconfinar" e de um fim para o que ainda parece incerto, tenha estado presente no pensamento de cada participante, espectador, apresentador e restante equipa. Talvez seja essa a resposta ao tema deste ano, "a saudade das coisas simples", a saudade da presença do outro para lá de um ecrã.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografias de Bárbara Monteiro
Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

9 Março 2026

Torres vazias: por dentro do ‘boom’ desenfreado da construção em Tirana

9 Fevereiro 2026

Ainda há demasiadas pessoas a viver na rua na Europa

2 Fevereiro 2026

Em Bolonha, a história do movimento trans cruza-se com o acolhimento de migrantes

19 Janeiro 2026

Balcãs Ocidentais: “Gasto mais de metade do meu salário em contas e renda”

5 Janeiro 2026

Jornalistas freelancer: a precariedade que prejudica a democracia

22 Dezembro 2025

De proibições a “controlo de conversas”: a desconfortável missão da Europa para regulamentar o uso da Internet pelas crianças

19 Dezembro 2025

Para os pioneiros franceses da saúde, a mutilação genital feminina faz parte do “continuum da violência sexual”

8 Dezembro 2025

‘A ação climática é demasiado cara’: como a extrema-direita e as grandes empresas estão a instrumentalizar a instabilidade social

7 Dezembro 2025

Meet Reset! Lisboa: desafios e caminhos para o futuro dos espaços culturais

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0