No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o Mãos Dadas destaca o Instituto Espanhol Giner de los Rios. Localizado na freguesia de Algés, entre Oeiras e Lisboa, a escola foi criada em 1932 e é, por isso, o mais antigo dos centros educativos espanhóis no estrangeiro. O nome Giner de los Ríos é um elogio ao criador e diretor da Institución Libre de Enseñanza (ILE) e impulsor de muitos outros projetos pedagógicos.

O Instituto é um centro integrado de Educação Infantil, Primária e Secundária que segue o sistema educacional espanhol, embora adaptado ao sistema educacional de Portugal. A língua falada é o espanhol mas o ensino do português tem um tratamento especial.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2021. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Amalteia

instituto-espanhol-gerador