No dia 25 de maio de 2021, Dia do Autor Português, foi entregue o primeiro Prémio Carlos do Carmo, criado pela Sociedade Portuguesa de Autores para distinguir anualmente o melhor disco de fado. Uma homenagem a Carlos do Carmo, artista e intérprete associado da instituição desde 1997, que faleceu no início do ano de 2021.

Nesta primeira edição o prémio foi atribuído ao álbum Lina_Raül Refree, o projeto de Lina, fadista residente do Clube de Fado e autora de dois álbuns, e de Raül Refree, músico e produtor espanhol que deu uma nova perspetiva ao flamenco, produzindo artistas como Sílvia Perez Cruz ou Rosalía e que assina todos os arranjos e produção deste projeto.

Este galardão concedido a um projeto luso-espanhol vem juntar-se a uma vasta lista de distinções internacionais que o duo tem vindo a angariar desde a edição do primeiro álbum em janeiro de 2020.

O prémio foi atribuído por decisão do júri presidido por António Vitorino D’Almeida e do qual fazem parte também Rui Vieira Nery, Paulo de Carvalho, Tozé Brito e Tiago Torres da Silva.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2021. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

premio-carlos-carmo-gerador