Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“New Age, New Time”, um encontro dedicado à dança

Do dia 13 a 28 de novembro, o Teatro Viriato abraça a 9ª edição da…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Do dia 13 a 28 de novembro, o Teatro Viriato abraça a 9ª edição da mostra de dança New Age, New Time (NANT).

Com cerca de oito atividades - entre elas três estreias e uma antestreia - o encontro dedicado à dança pisa o palco do teatro, para dar vida à reflexão do movimento. Esta comemoração conta com diversos artistas, coreógrafos de renome, nacionais e internacionais, e ainda coreógrafos em inicio de carreira.

A abertura desta nona edição destaca a participação de São Castro e António M. Cabrita, diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, que apresentam “Sinais de Pausa”, no dia 13 de novembro. O espetáculo, com uma segunda sessão no dia 14, marcando assinala o regresso dos coreógrafos e bailarinos à interpretação. A estreia será complementada com uma conversa com Zeferino Coelho, editor da Caminho/Leya e do próprio Saramago durante quarenta e cinco anos, no dia 14 de novembro, no Café do Teatro.

Outra estreia que assinala a mostra é a do jovem coreógrafo João dos Santos Martins. "Coreografia" é um dos trabalhos mais recentes do coreógrafo, inspirado no tratado de Raoul Feuillet, teórico de dança francês do século XVIII. João, procura construir uma dança que se reflete em texto ou escrever um texto que se comove numa dança.

"FAUSTLESS" é também um dos espetáculos que se destaca. A peça coreográfica de Margarida Belo Costa reflete o papel da mulher enquanto protagonista de vários episódios no percurso de um homem que pode ser conduzido "dramaticamente" entre o bem e o mal. Aborda ainda a questão e o contexto social em que diversas vezes a mulher é colocada.
Margarida, parte do estímulo e convida estas personagens femininas a visitarem a contemporaneidade e a questionar o seu papel histórico.

O documentário "Nada Pode Ficar", realizado por Maria João Guardão, apresenta a sua antestreia no NANT, instalando um encontro de "resiliência" e "celebração", tal como se lê no comunicado.
O documentário interroga a possibilidade da criação a partir da destruição. A ação principal centra-se numa experiência de um mês intenso no número 55 da Rua Poço dos Negros, em Lisboa.

A programação conta ainda com a performance "O que Fazer Daqui para Trás" de João Fiadeiro e o espetáculo "TIMBER" uma criação da Companhia Instável e do Drumming GP que propuseram um desafio ao coreógrafo Roberto Olivan.

A oficina de encontros "Lugares do Público na Dança Contemporânea", acontece novamente, este ano, com a orientação de Paula Varanda.

Tal como Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato, afirma em comunicado a dança fala "sempre do encontro físico, e em tempo real dos corpos. Abordar isto em plena pandemia é radical, é necessário, dói, e é bonito”.

Os bilhetes para a mostra estão disponíveis aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Olivia Bauso via Unsplash

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Maio 2026

B Fachada no Festival Literário de Alcanena no dia 13 de junho

1 Maio 2026

Selma Uamusse: “Cultivar alegria tem sido uma missiva para mim”

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

1 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

30 Abril 2026

Dar uma volta com Beatriz Narciso

30 Abril 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

28 Abril 2026

Procuramos habitantes de Alcanena para exposição fotográfica sobre os livros que nos marcam

27 Abril 2026

Menos candidatos, mais desistências: problemas estruturais persistem no ensino superior

24 Abril 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

23 Abril 2026

Passatempo: Estamos a oferecer bilhetes para todas as sessões do IndieLisboa no Cinema São Jorge

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Camila Romão sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0