fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Por favor, não voltes

A casa está diferente e já não cabes nela. Sabes quantas vezes foste e vieste?…

Texto de Leitor

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A casa está diferente e já não cabes nela.

Sabes quantas vezes foste e vieste? As vezes que te deixei voltar depois de me abrires ao meio? Eu também não. Algures, ali a meio, parei de contar. Baixei os braços e a voz. E os sonhos.

Quando voltavas, nem trazias linha e agulha para me ajudar a unir as partes. Não. Vinhas com o kit para me rasgar outra vez.

E eu, tonta, preparava o pequeno-almoço, um tabuleiro bonito com um raminho de alfazema para dar cor e outra graça e deixava que me comesses as papas na cabeça.

De todas as vezes, comias tudo avidamente e mais houvesse e eu, como vivia a dar (-te) tudo de mim, quando acabavas de comer, ficava sem nada. Contentava-me com as migalhas espalhadas aqui e ali, umas no tabuleiro, outras no chão.

Até ao dia em que também eu tive fome. De mim.

Percebi que vivia de mão estendida, mas tu não querias subir a escada. E eu não quero ir ao fundo. Já lá estive, sim, mas não gostei. É escuro, frio, húmido e vazio. E quando cheguei lá abaixo e pensei que estava na parte mais funda, mostraste-me o alçapão que havia por baixo.

Porque, assim como quando somos luz, nem o céu é o limite, quando se vive no escuro e não se quer acender a luz, o caminho para baixo é igualmente infinito.

Nesse dia, depois de abrir e fechar a porta tantas vezes, reparei nos calos que me nasceram nos dedos, como quando escrevemos muito, sabes?

Esse foi o dia em que meti trancas à porta, ali do lado esquerdo do peito.

Abri os estores, pus uns cortinados bonitos clarinhos para deixar entrar o sol, olhei-me ao espelho com olhos de ver. Foi difícil, não minto, levei algum tempo a encontrar-me ali, debaixo de tantas camadas da cebola. Mas cheguei e agora, consigo respirar fundo. E sempre que um raio de sol me entra pela janela adentro, fecho os olhos e agradeço. Afinal, trouxeste-me até aqui.

Por isso, por favor, não voltes, que eu não te deixo entrar. Escusas de tocar. Dei um jeito à casa, os móveis não estão no mesmo lugar e já não cabes aqui.

Se quiseres ver um texto teu publicado no nosso site, basta enviares-nos o teu texto, com um máximo de 4000 caracteres incluindo espaços, para o geral@gerador.eu, juntamente com o nome com que o queres assinar. Sabe mais, aqui.
Texto de Cláudia Cecílio

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Abril 2024

Carta do Leitor: Cidades Híbridas: onde podemos libertar as nossas cidades interiores!

28 Março 2024

Carta do Leitor: Conversa com a minha doença autoimune

7 Março 2024

Carta do Leitor: Guia-modelo de Competências de Liderança

3 Março 2024

Carta do leitor: O profano do sagrado quotidiano

22 Fevereiro 2024

Carta do Leitor: Os blogs empresariais vão sofrer o  efeito Milankovitch este ano

11 Fevereiro 2024

Carta do Leitor: Quem quer comprar um imigrante?

4 Fevereiro 2024

Excerto manifesto anti-exames

28 Janeiro 2024

Carta do Leitor – Desconstruir a Neuronormatividade: um chapéu de cada vez 

14 Janeiro 2024

Carta do Leitor: Stream of consciousness pluvial 

7 Janeiro 2024

Carta do Leitor – “Teias de lítio”: a prova de que os relatórios de impacte ambiental estão a falhar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0