Estão abertas as inscrições para a nova temporada da Escola Gerador que arranca já em janeiro com ofícios que têm uma dimensão prática muito forte, ensinados por profissionais que estão inseridos no meio e que têm coisas para contar a todos.

Para além dos habituais seis ofícios da cultura portuguesa, esta temporada traz uma surpresa: um novo ofício para pores a língua portuguesa à prova. Fica a conhecer um pouco sobre cada um:

Português na Ponta da Língua

Como posso melhorar o meu domínio da língua portuguesa? O ofício Português na Ponta da Língua pretende aperfeiçoar as competências linguísticas e comunicativas e ajudar a ultrapassar os bloqueios e inseguranças.

Criatividade na Gestão Cultural

O ofício de Criatividade na Gestão Cultural pretende transmitir ideias sobre como gerir as diferentes dimensões de uma entidade cultural, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com o toque de criatividade.

Designtelling

Fazer design editorial é como contar uma história: temos de criar uma estrutura e uma narrativa de signos que dão corpo a uma ideia. Como nos preparamos? Como criamos imagens? Como contamos a nossa história? Este é o desafio deste ofício.

Manual Prático de Ilustração

O ofício Manual Prático de Ilustração pretende falar dos fundamentos da ilustração, através de uma orientação muito prática. Todos os estudantes vão criar um projecto editorial de ilustração próprio.

Planeamento na Produção de Eventos Culturais

O ofício Planeamento na Produção de Eventos Culturais vai falar dos instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas. Tudo alicerçado numa dimensão prática bem forte.

Sensibilidade na Fotografia

O ofício Sensibilidade na Fotografia está dividido em duas grandes secções: assegurar as bases fundamentais da fotografia e encontrar a marca individual de cada estudante no seu trabalho.

Tecnologias de Interpretação da Personagem

Todos nós, merecemos tanto o direito a ficar nervosos, como o direito a fazer um brilharete numa apresentação pública, basta acreditar, subir ao palco e encarnar a melhor personagem, seguindo as técnicas ensinadas neste ofício.

Como está estruturada a Escola Gerador?

À frente de cada ofício estão profissionais da área, que é como quem diz Profs, que trazem um modelo muito prático de ensino, com exercícios, discussões e auto-crítica, tudo num cozinhado de 10 aulas de 2,5 horas cada, num horário que dá para todos. No final, os dois alunos com melhor aproveitamento em cada ofício têm a oportunidade de integrar um projeto do Gerador, relacionado com a área de formação.

Consulta o calendário e os temas das aulas da temporada que arranca em janeiro e inscreve-te já. Descobre mais sobre a Escola Gerador aqui.

Onde fica a Escola Gerador?

Fica na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa. No Lumiar, em Lisboa.