A Culturgest recebe a primeira exposição antológica de Gabriela Albergaria, “A Natureza Detesta Linhas Retas”, até dia 27 de junho. A obras, que vão da escultura, a instalações, fotografias ou desenhos, compõem os vários momentos do percurso da artista, e o balanço dos seus 16 anos de trabalhos em torno das relações de aculturação da paisagem e da natureza. Esta exposição está inserida no programa Lisboa Capital Verde.
“A Natureza Detesta Linhas Retas”, com a curadoria de Delfim Sardo, reúne trabalhos produzidos na Alemanha, na Colômbia, no Brasil, no Reino Unido e na Bélgica, que abordam questões como a influência da ação humana nos processos de transformação da paisagem, a modificação dos ecossistemas através da importação de espécies vegetais não autóctones ou a história da domesticação da natureza presente na construção dos jardins botânicos no século XVIII.


No contexto do trabalho da artista Gabriela Albergaria, as representações são sempre orientadas por um olhar que pretende revelar os processos históricos e percetivos implicados na apropriação e manipulação que temos vindo a fazer do mundo vegetal ao longo dos séculos.
Local: Culturgest
Horário: 6 de abril a 27 de junho, de terça-feira a domingo, das 11h às 18h
Preço: Bilhete 5€ Entrada gratuita aos domingos até às 14h
Fotografias de Renato Cruz Santos